OPINIÃO

Fontes em Off - 28/01/2013

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Segurança regional

Uma proposta de construção de um movimento pela segurança, que mobilize as comunidades regionais contra a criminalidade, foi um dos assuntos debatidos entre o prefeito Luciano Azevedo e o prefeito de Marau, Josué Longo, em uma reunião realizada na sexta-feira, 25, na Prefeitura de Passo Fundo. Além da busca da redução da violência e de crimes nas cidades, Longo também apresentou a Luciano outras propostas de ações que possam ser realizadas com a participação dos municípios de Passo Fundo e Marau. Entre elas, a instalação de uma escola agrícola, em estrutura que fica entre as duas cidades e parceria para melhorias nas estradas do interior. Durante a visita, Luciano ainda recebeu um convite para a participação no XVI Rodeio Crioulo e II Rodeio Internacional de Marau, que acontece entre os dias 22 a 24 de fevereiro, no Parque de rodeios Lauro Ricieri Bortolon.

Baixa renda

O PAC – Programa Apoiar e Comprometer é um programa do município que tem como objetivo a inserção de famílias com baixa renda na preparação para o mercado de trabalho, fortalecendo a convivência familiar e comunitária e disponibilizando cursos e oficinas de capacitação profissional. Segundo a secretária de Cidadania e Assistência Social, Nelí Formigheri, o programa não está regulamentado por lei, tendo inclusive apontamento pelo Tribunal de Contas. A Prefeitura já está elaborando um projeto para regulamentação do programa, de acordo com determinação do prefeito Luciano Azevedo. “Até o momento temos 164 integrantes do programa. Estamos fazendo o recadastramento dos mesmos através de avaliação técnica nos quatro Centros de Referência em Assistência Social – CRAS. Informamos que os interessados em fazer parte do programa podem se cadastrar e aguardar para serem inseridos, conforme o perfil e o número de vagas”, explicou Nelí.

Expodireto

A Cotrijal transferiu para o dia 1º de fevereiro o lançamento da Expodireto, que seria realizado nesta segunda-feira, em Passo Fundo. A decisão foi tomada em solidariedade e luto pela tragédia que vitimou mais de 230 pessoas no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, na madrugada deste domingo. O lançamento da feira será na sexta-feira, às 11h, no Clube Comercial em Passo Fundo.

Eleição

Responsáveis pelas principais decisões e diretrizes da Câmara dos Deputados, a nova composição da Mesa Diretora da Casa será eleita no próximo 4 de fevereiro, em votação secreta, pelos 513 deputados. A eleição está prevista para começar às 10h, no plenário da Casa. Na ocasião, serão disponibilizadas 19 urnas eletrônicas para a votação dos parlamentares, que irão eleger o presidente, dois vices, quatro secretários e igual número de suplentes. Até o momento, três deputados estão na disputada pelo mais alto posto da Casa: a atual primeira vice-presidente, Rose de Freiras (PMDB-ES), o líder do PMDB Henrique Eduardo Alves (RN), e atual quarto secretário, Júlio Delgado (PSB-MG).

Visita

O secretário do Desporto e Cultura, José Ernani de Almeida, esteve reunido nesta semana com representantes da Associação Cultural de Mulheres Negras do RS, juntamente com a Mais Bela Negra do RS, a passo-fundense Mariana da Rosa Prates. José Ernani deixou a Secretaria à disposição da Associação para futuros projetos e fez um relato de ações previstas para as próximas semanas, como o lançamento do programa Bairro a Bairro, que envolverá todas as estruturas do Governo Municipal. A coordenadora administrativa da Associação, Francisca Bueno, reforçou a disposição de desenvolver projetos em conjunto com a Secretaria e falou sobre a importância da Mais Bela Negra do RS estar presente no Carnaval de Passo Fundo, representando a comunidade negra.

Gostou? Compartilhe