OPINIÃO

Fontes em Off - 29/04/2016

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Inglês e Espanhol
A UPF Idiomas está com matrículas abertas para o curso preparatório para as provas do concurso vestibular, em língua inglesa e em língua espanhola. O curso é destinado aos alunos do ensino médio que poderão ter atenção especializada, com foco na língua estrangeira em que realizarão as provas do concurso vestibular. Com ênfase na compreensão leitora, os conteúdos serão trabalhados de forma contextualizada, através de provas de vestibulares, com revisão de aspectos gramaticais, tais como pronomes pessoais, advérbios, conjunções, preposições e tempos verbais. O valor do curso é de matrícula + 1 vez de R$ 180,00. Informações pelo telefone (54) 3316-8510.

Programa Trabalho Seguro
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) desenvolve o Programa Trabalho Seguro que é uma iniciativa nacional da Justiça do Trabalho, que visa, por meio de ações e projetos, promover a cultura da prevenção de acidentes e doenças laborais. Para isso, é necessária a participação das entidades representativas (sindicatos e associações), tanto dos empregadores, quanto dos empregados, no intuito de promover a elaboração de um mapa dos riscos de cada atividade, a fim de propiciar condições para a criação de um plano preventivo em cada setor da economia. A fiscalização efetiva no que diz respeito à implementação e à observância das normas de segurança pelas empresas e seus empregados é realizada pelos órgãos competentes: pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Ministério Público do Trabalho.

Planejamento e Organização Financeira

O Centro Universitário Internacional Uninter, polo de Passo Fundo (RS) promove para a comunidade, gratuitamente, uma palestra sobre Planejamento e Organização Financeira Pessoal. O contador, consultor empresarial e especialista em finanças Carlos Alberto Strello vai orientar o público a cuidar da vida financeira e a não se deixar enganar com juros e taxas de cartão de crédito, por exemplo. O evento é aberto ao público e acontece no dia 05 de maio, às 19h, na sede Uninter Passo Fundo (RS). Inscrições podem ser feitas pelo eventospf@polouninter.com.br e, também, com a doação de um agasalho para a campanha “Livros que Aquecem”. Quem doar e participar da palestra, ainda ganha um livro e certificação de horas complementares e extracurriculares.

Núcleos inclusivos I

A constituição de três novos núcleos na Reitoria do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) foi a pauta discutida na última reunião proposta pelo Departamento de Ações Inclusivas do instituto nessa quarta-feira (27). O objetivo era apresentar às pró-reitorias as atribuições de cada núcleo para, desta forma, constituir os núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e de Gênero e Diversidade (Nuged). Os núcleos contribuem no estabelecimento de relações com as demandas atuais ligadas aos direitos humanos. 

Núcleos inclusivos II

Entendendo a importância disso, os servidores presentes na reunião acolheram a ideia, estabelecendo o prazo de uma semana para que novas adesões aconteçam. Posteriormente, os núcleos serão oficializados através de portarias. Segundo a chefe do Departamento de Ações Inclusivas, Andreia Colares, a criação dos núcleos na reitoria vai proporcionar reflexões sobre os temas de forma democrática e participativa. “O Napne, Neabi e Nuged da reitoria oportunizarão o protagonismo dos nossos servidores nas discussões e na implementação das políticas afirmativas no instituto construindo um IFSul mais inclusivo”, destacou Andreia.

Monteiro Lobato
O Projeto Arte & Literatura aos sábados, promovido pelo Centro de Referência de Literatura e Multimeios/Mundo da Leitura da UPF realiza, neste sábado, 30, a sua primeira edição de 2016, especial Monteiro Lobato. Entre as atrações da programação, estão contação de histórias, brincadeiras e oficinas com paper toys. As atividades, que iniciam às 15h, são gratuitas e abertas ao público de todas as idades. Dúvidas podem ser esclarecidas em contato pelo telefone (54) 3316-8148 ou pelo e-mail leitura@upf.br.

Gostou? Compartilhe