OPINIÃO

Fontes em Off - 29/09/2014

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Correção
O Jornal O Nacional errou a legenda da foto publicada na contracapa da edição do final de semana. Na foto, o renomado fotógrafo Everton Rosa está ao lado de outro renomado fotógrafo, Diovane Moraes, conforme estamos publicando na edição de hoje. Na legenda publicada no final de semana junto à foto dizia que a Miss Passo Fundo Stefani Manfroi estava ao lado de Everton Rosa, que participou do Celebrate realizando exposição e workshop. A editoria do Jornal esclarece que, em momento algum, houve a intenção de denegrir a imagem de qualquer pessoa e pede sinceras desculpas por eventuais transtornos

 

Psicanálise I
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento da psicanálise modena, psicanalistas, psicólogos e estudantes da área participam do curso Psicanálise do século XXI. O grupo de estudos reúne-se quinzenalmente, às quintas-feiras, para juntas estudar, dialogar, refletir e compreender questões que fundamentam e auxiliam a práxis do analista do século XXI. O curso é ministrado pelas psicanalistas Rossana Stella Oliva Braghini e Teresinha Bastos Scorsatto e pelas psicólogas Ana Luiza Funghetti e Maria Isabel Bristott.

Psicanálise II
As aulas iniciaram no final de agosto e entre os assuntos que estão sendo abordados destacam-se: as principais transformações produzidas pela pós-modernidade nos laços sociais, as mudanças teóricas e clínicas nas teorias psicanalíticas até Jacques Lacan; os elementos que devem ser privilegiados no diagnóstico e no prognóstico, quando o paciente chega; aspectos que auxiliam e atrapalham o andamento do tratamento e o que se pode esperar do final de uma análise.

 

Em greve
Após uma nova rodada de negociações entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), os bancários decidiram manter a greve prevista para começar na próxima terça-feira (30). Na reunião de sábado (27), os bancos elevaram o índice de reajuste de 7% para 7,35% para os salários, e de 7,5% para 8% para os pisos, segundo a Contraf. “O Comando Nacional dos Bancários considerou a nova proposta insuficiente não somente do ponto de vista econômico, mas também porque ignora completamente as demais reivindicações da pauta de reivindicações da categoria”, informou a categoria, em nota.

 

Caminhada
A Caminhada Viva a Vida, evento que estava marcado para se iniciar às 14h de domingo (28), promovida pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) foi transferida em virtude da instabilidade do tempo. A atividade será realizada no dia 19 de outubro. O evento tem o objetivo de informar e fazer com que a comunidade saiba da importância da causa da doação de órgãos e também torne-se parte da campanha. No ano passado, cerca de 900 pessoas participaram da caminhada.

Campanha
Até o dia 7 de outubro, a Assistência Social Diocesana Leão XIII realiza a campanha Fazer o Bem Faz Bem, com a intenção de arrecadar doces e brinquedos, que serão distribuídos para os assistidos no Dia das Crianças. Todos os alunos do Centro de Educação Sócio Profissional – CESP Leão XIII já participam da campanha, que também conta com postos de coleta no Instituto Educacional – IE e na Clínica Kosma. A expectativa é de que mais de 200 crianças sejam beneficiadas com a iniciativa. Conforme a coordenação da Leão XIII, há mais de cinco anos que a ação vem sendo realizada, sempre com resultados positivos e que garantem uma parte importante da festa das crianças da entidade.

 

Locais de votação
Os eleitores que não sabem onde vão votar no dia 5 de outubro já podem fazer uma consulta rápida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa pode ser feita a partir do nome completo do eleitor ou com o número do título eleitoral. O site também informa onde pessoas que votarão no exterior ou solicitaram voto em trânsito deverão comparecer. Nesses casos a votação será só para o cargo de presidente da República. Para receber os votos em trânsito 216 seções foram criadas. Quem preferir também poderá fazer a consulta por meio de aplicativos que podem ser baixados gratuitamente em smartphones que utilizam sistema iOS ou Android.

 

Idosos
Durante discurso para cerca de 40 mil idosos na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco disse ontem (28) que nem todos os avôs e avós têm uma família pronta para os acolher e, nesse caso, os abrigos e institutos para idosos são bem-vindos, desde que sejam “realmente casas e não “prisões”. “Não podem existir centros onde os anciãos vivam esquecidos e escondidos”, afirmou. O papa também ressaltou que os lares precisam ser realmente para os idosos e não para os interesses de alguém. “As residências devem ser pulmões da humanidade em um país, bairro ou em uma paróquia. Devem ser santuários de humanidade onde quem é velho e débil é cuidado como um irmão mais velho”, acrescentou.

 

 

Gostou? Compartilhe