OPINIÃO

Fontes em Off - 30/01/2015

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

IPVA com desconto

Encerra nesta sexta-feira (30) o prazo para que os motoristas gaúchos realizem o pagamento antecipado do IPVA de 2015 com descontos que podem chegar até a 23% do valor do imposto e ainda parcelar em três vezes. Aderindo dentro deste prazo, os proprietários terão o abatimento de 3% no imposto, mais as deduções para bons motoristas (10% e 15%) e do Programa da Nota Fiscal Gaúcha (de 2% a 5%). O contribuinte terá ainda o desconto de 2% para a parcela de fevereiro e mais 1%, em março. O pagamento em cota única nestes meses igualmente garante o desconto respectivo a cada período. Proprietários que não optarem pelo pagamento antecipado terão seus vencimentos entre abril e julho, conforme a placa do veículo. 

Lixo

Na Rua Morom, no Centro de Passo Fundo, moradores descartam irregularmente móveis junto aos contêineres, onde somente podem ser colocados lixo domiciliar e comercial. Segundo a associação MaisMorom, a ação foi flagrada por imagens de câmera de lojas, na madrugada do desta quinta-feira (29). A associação vai registrar a denúncia para processo judicial caso os móveis não sejam retirados até sábado (31).

Cursos profissionalizantes

A partir da próxima semana, o Centro de Educação Profissional - CESP Leão XIII estará com as matrículas abertas para seus cursos profissionalizantes, nas áreas da administração, gastronomia, estética, industrial, informática e comercial. Nos dias 04 e 05 de fevereiro, as matrículas serão destinadas aos alunos de convênios e de outros municípios. Já nos dias 06, 09 e 10, serão abertas para a comunidade em geral. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas através do telefone (54) 3312-3077 e no site www.leaotreze.com.br. O CESP Leão XIII fica na Rua Paissandú, 1830, no centro de Passo Fundo (em frente ao EENAV).

Volta às aulas

As aulas da rede de ensino privado do Estado começam a partir do dia 18 de fevereiro e a previsão de término é até 18 de dezembro. O calendário escolar é sugerido pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), mas cada instituição tem autonomia para definir suas datas, desde que sejam cumpridos os 200 dias letivos previstos. Serão sete os feriados no calendário escolar de 2015, cinco deles em segundas ou sextas-feiras, o que estenderá alguns finais de semana ao longo do ano letivo. O SINEPE/RS sugere, se possível, contemplar o dia 5 de julho, a sexta-feira após Corpus Christi, como feriado ponte, e o Dia do Professor será comemorado na terça-feira, dia 13 de outubro. O ensino privado gaúcho reúne cerca de 600 mil alunos. O SINEPE/RS representa 364 instituições de ensino da Educação Básica ao Ensino Superior e 112 mantenedoras.

Servidores municipais

Servidores de diversas categorias do funcionalismo municipal participaram, na tarde dessa quarta-feira (28), da reunião promovida pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (Simpasso), sobre o reajuste dos salários de 2015. A categoria vai reivindicar o reajuste baseada no índice do piso nacional do magistério, que para o ano de 2015 contempla o percentual de 13,01%.

Desemprego

De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada nesta quinta-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação do mês de dezembro do ano passado foi 4,3%, mesmo resultado de dezembro de 2013. A taxa média de desocupação de 2014 fechou em 4,8%. Os dados revelam as menores taxas de trabalhadores desocupados (sem emprego) de toda a série histórica.

Transferência e reingresso

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para Transferência, Reingresso, Reabertura de Matrícula e Reabertura com Reopção de curso. Estudantes de outras instituições, já graduados ou que não concluíram seus cursos superiores podem solicitar ingresso na UPF para o primeiro semestre de 2015, conforme a disponibilidade de vagas de cada curso. Os interessados têm até 27 de fevereiro para se inscreverem, pelo site da UPF, no link Graduação – Formas de Ingresso. No edital do processo seletivo, disponível no site www.upf.br, link Editais, é possível visualizar a lista de documentos necessários, entre outras informações.

Ambulatório Veterinário

O Ambulatório Veterinário Municipal de Passo Fundo oferece atendimento clínico a animais domésticos de forma gratuita (exames para verificação de sintomas, temperatura e auscultação). O atendimento inclui exames clínicos do animal, exceto exames complementares, como o de sangue, de pele, ultrassonografia e raio-x. Também não são realizadas cirurgias e nem fornecidos medicamentos. Para ter acesso ao atendimento, o proprietário deve levar seu pet até o Setor de Atendimento Veterinário (Rua Teixeira Soares, 625, junto ao antigo Quartel do Exército).  trabalho desenvolvido no Ambulatório atualmente é auxiliado por um estagiário da Universidade  de Passo Fundo (UPF). O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3311-1193.

Simples Nacional

As micro e pequenas empresas em atividade que desejam alterar o regime atual de tributação e aderir ao Simples Nacional têm até hoje (30) para fazer a opção. Caso o pedido de alteração seja aceito, a mudança retroagirá ao dia 1º de janeiro, mas, se perder o prazo, a migração só será permitida no início de 2016. O Simples Nacional é um regime simplificado e compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte. Este ano 140 novas atividades foram beneficiadas. 

Gostou? Compartilhe