OPINIÃO

Fontes em Off - 30/08/2012

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Par Planaltina

Uma construtora de Erechim foi a escolhida para concluir as obras dos Residenciais Recanto Planaltina I e II, em Passo Fundo. Segundo a Superintendência da Caixa Econômica Federal, a obra está em fase de levantamento de preços de materiais que serão utilizados no empreendimento. Após esta etapa, a empresa iniciará a conclusão das obras.  Não há um prazo para a retomada dos trabalhos. Esta empresa foi selecionada em 26 de julho de 20 12 após a rescisão de contrato entre a Caixa Econômica Federal e a antiga construtora que estava executando as obras.

Expoacisa
A Associação das Micro e Pequenas Indústrias de Passo Fundo (Ampip) confirmou presença para a VIII Expoacisa. Segundo o presidente da Ampip, Ciro Lopes Filho, a associação está ao lado da Acisa para mostrar o que o município produz. A Ampip espera a participação de mais de 30 associados na exposição concentrados na ilha da pequena indústria que nesta edição será ampliada na feira. A Expoacisa acontece de 09 a 11 de novembro no Bourbon Shopping em Passo Fundo. Outras informações pelo telefone (54) 3311-1300. Na foto estão Aldir (Passografic), Joelson (coordenador da VIII Expoacisa), Marco Silva (presidente da Acisa), Roque (presidente Sindivest), Ciro (presidente Ampip), Marini (vice-presidente Indústria) e Juares (Prodesigner)

Café Filosófico
A 3ª edição do Café Filosófico e o3º Encontro do Núcleo Luis Alberto Warat (LAW) acontecem no dia 05 de setembro e tem como tema o Direito e Subjetividade: Diálogos entre o Direito, a Psiquiatria e a Psicologia. Dentre as atividades está proposta uma mesa redonda com a participação do Doutor em Direito, Albano Pepe, do Mestre em Psicologia, Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, e dos Psiquiatras, Rogério Tomasi Riffel e Vilson A. Riffel Filho. O evento tem início às 19h e acontece no Clube Caixeral. Os ingressos estão sendo vendidos no Posto Schell Moron e Livraria Dalzotto pelo valor de R$20,00. Na hora os ingressos custam R$30,00. As atividades são promovidas pela Academia Passo-Fundense de Letras e pelo Núcleo de Estudos LAW com apoio da Faculdade IMED e do Mestrado em Direito da URI.

Código Florestal
A análise da recomposição de áreas de proteção permanentes (APPs), em propriedades que foram desmatadas irregularmente, foi retomada na quarta-feira (29) como condicionante para a votação da Medida Provisória 571/2012, que altera o Código Florestal. A matéria foi aprovada na comissão mista do Congresso que analisa o tema e, agora, segue para análise da Câmara dos Deputados. O acordo só foi possível depois de uma pressão de mais de sete horas de parte da bancada ruralista, que ameaçou até inviabilizar a votação da MP e, consequentemente, a sua validade. Capitaneados pelo líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), esses deputados conseguiram reduzir de 20 para 15 metros de regularização de APP, em margens de rios de até 10 metros, em propriedades de 4 a 15 módulos fiscais – médios produtores.

Lei de Cotas
A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que institui o sistema de cotas raciais e sociais para universidades federais de todo o país. Os estudantes que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 já poderão ser beneficiados pela lei de cotas que reserva 50% das vagas para ex-alunos de escola pública. O projeto de lei foi sancionado ontem (29) pela presidenta Dilma Rousseff, mas na prática só passa a valer para os vestibulares de 2013, inclusive o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A ferramenta unifica a oferta de vagas nas universidades federais e seleciona os estudantes a partir do resultado obtido no Enem. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o governo fará a regulamentação da lei até o fim de setembro para estabelecer os critérios de implantação das novas regras.

Urnas eletrônicas
As urnas eletrônicas não vão poder ser emprestadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até julho de 2013, em razão do pleito eleitoral deste ano e também porque vão passar por processo de modernização, o que vai garantir o uso permanente dos equipamentos. A informação foi divulgada ontem, em nota oficial, pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). De acordo com o TSE, a biometria permite à Justiça Eleitoral garantir ainda mais segurança à identidade do eleitor, uma vez que cada pessoa tem digitais únicas, o que impede a tentativa de fraude no momento da votação. No pleito de outubro, serão identificados pela nova tecnologia mais de 7,7 milhões de eleitores, de 299 municípios de 24 estados do país. As eleições municipais deste ano vão contar com 501.923 urnas eletrônicas, distribuídas entre todos os TREs do país e vão registrar os votos de mais de 138,5 milhões de eleitores.

Conexão da Internet
Anatel vai usar usuários para medir velocidade de conexão da internet fixa a fim de avaliar qualidade dos serviços. A velocidade da internet no Brasil começará a ser medida em novembro, e os primeiros resultados poderão ser conhecidos em dezembro. Os usuários de internet fixa que quiserem participar da medição poderão se inscrever a partir de hoje (29) por meio do site www.brasilbandalarga.com.br. Serão selecionados 12 mil voluntários de todo o país.

Gostou? Compartilhe