OPINIÃO

Fontes em Off - 31/10/2014

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

HSVP
Nesta sexta-feira, 31 de outubro, às 18h30min, acontece a abertura da 28ª Feira do Livro de Passo Fundo, na Praça Marechal Floriano. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) participa do evento com o estande que terá professores e alunos da Escola de Educação Profissional São Vicente, que irão fazer, gratuitamente, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e orientações de saúde. Até 9 de novembro, o público poderá prestigiar as atividades culturais da Feira do Livro, e aproveitar para cuidar da saúde com o atendimento da equipe do HSVP.

Vacinação
A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa no próximo dia 8 e segue até 28 de novembro. Os sábados 8 e 22 serão os dias de mobilização nacional, quando as salas de vacinação públicas ficarão abertas para intensificar a campanha. No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a população-alvo inclui crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos. Já na imunização contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 5 anos incompletos. Serão distribuídas 12,5 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola.

Juros
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu elevar a taxa básica de juros (Selic), de 11% para 11,25%. A nova taxa, válida para os próximos 45 dias. A taxa básica de juros da economia é o instrumento do BC para controle da inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, pois os juros elevados encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando há redução da taxa básica, a tendência é o crédito ficar mais barato, com estímulo à produção e ao consumo.

Ponte

A ponte do Rio Chifrãozinho, localizada no distrito de Bom Recreio, na divisa entre os municípios de Passo Fundo e Ernestina, foi totalmente reconstruída. A ação, desenvolvida em parceria entre os dois municípios, foi concluída na última semana. De acordo com a secretária de Interior, Liliane Rebechi, a obra foi realizada a partir de uma solicitação dos moradores da região, que utilizam a ponte para o escoamento da safra e para o tráfego em geral. Ainda conforme Liliane, a Prefeitura de Passo Fundo gerenciou e executou a obra. A recuperação da ponte do Rio Chifrãozinho é mais uma ação do Programa Prefeitura no Interior. Até o momento, o programa já recuperou 21 pontes de madeira e reconstruiu uma nova ponte de concreto, no distrito de Santo Antônio do Capinzal.

Feira de saúde

Com o tema “Alegria também é saúde”, a comunidade do Bairro Zachia receberá uma ação diferenciada neste sábado (1º), com o objetivo de aproximar os moradores dos serviços de prevenção e promoção à saúde, além de promover um momento de integração. Com apoio da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, a atividade será organizada por toda a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Zachia, com apoio da Residência Multiprofissional e Pró-Saúde e PET-Saúde. O evento será realizado das 14h às 17h, em frente a ESF Zachia. Entre as atividades propostas, estão: encerramento do Outubro Rosa; Tenda em Saúde do Idoso; Tenda em Saúde do Homem; Tenda de Saúde Bucal; participação do Grupo Sorriso Voluntário; apresentações artísticas; Cabide do Amor; Oficina de Chás; bingo para idosos; Trilha Lúdica; pintura de rosto infantil; e Oficina da Beleza. Em caso de chuva, as atividades ocorrerão na parte interna da unidade.

IECLB
A comunidade de Passo Fundo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) realiza no dia 9 de novembro uma festa para comemorar os 38 anos da construção do templo. As celebrações iniciam às 10h30 com um culto festivo e ao meio-dia será servido um churrasco com cuca, saladas diversas e sobremesas, no pavilhão da Igreja. A festa terá animação da Banda Talentu's. Os ingressos estão disponíveis na secretaria da Comunidade ou com alguns membros, ao valor de R$ 25. Mais informações pelo telefone (54) 3313-5823.

Febre aftosa
A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2014 terá início,  na maioria dos estados brasileiros, no dia 1º de novembro, próximo sábado. A primeira etapa da campanha ocorreu  no primeiro semestre deste ano. No Rio Grande do Sul, a vacinação deve ser feita nos animais com idade abaixo de 24 meses. A meta é vacinar aproximadamente 150 milhões de bovinos e bubalinos em todo o país, a exceção do estado de Santa Catarina, que não está inserido no calendário  por já ser reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

 

 

Gostou? Compartilhe