OPINIÃO

Fontes em Off - 31/12/2012 e 01/01/2013

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Fies
A partir do primeiro semestre de 2013 os alunos das Faculdades Senac-RS poderão utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para auxiliar no pagamento dos cursos superiores. Todas as graduações oferecidas nas Faculdades de Porto Alegre, Pelotas e Passo Fundo estão inclusas no programa. O Fies é uma iniciativa do Ministério da Educação destinada a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Mais informações podem ser adquiridas  pelos telefones (51) 3022-1044 (Porto Alegre), (53) 3225-6918 (Pelotas) e (54) 3313-4599 (Passo Fundo).

Caixeiral
O Clube Caixeiral Campestre vai realizar o evento mais tradicional do verão. O concurso Rei Mirim e Rainha das Piscinas vai acontecer no dia 26 de janeiro, às 16h, na Sede Campestre. Na última edição, em 2012, mais de 100 pessoas concorreram nas categorias Mini, Rei Mirim, Mirim, Infantil, Juvenil e Adulta. As inscrições serão abertas no mês de janeiro e poderão ser feitas na Secretaria da Sede Social e da Sede Campestre. A rainha das Piscinas 2012 é Andriele Pinheiro Nunes, a 1ª princesa é Dariane Albrecht e a 2ª princesa é Cassiane Pozzan.

Investimentos estrangeiros
Segundo os dados mais recentes do Banco Central, os investimentos estrangeiros diretos totalizaram US$ 59,893 bilhões de janeiro a novembro. Em parte, o desempenho do consumo e do emprego em meio à crise econômica internacional explica o interesse das multinacionais no país. Mesmo assim, os investimentos das empresas estrangeiras têm superado as expectativas mais otimistas.

Ataque na Serra I
Uma quadrilha fortemente armada explodiu uma fábrica de jóias no município de Cotiporã, na madrugada de domingo. Após o ataque o grupo fugiu levando reféns. Na ação, a BM entrou em confronto com os assaltantes. Três deles morreram e dois policiais militares ficaram feridos. A polícia confirmou que um dos bandidos é Elisandro Rodrigo Falcão, o criminoso mais procurado do Rio Grande do Sul. Ele foi baleado no rosto ao tentar ultrapassar uma barreira policial. Segundo a BM, ele estava fortemente armado, com colete e luvas. 

Ataque na Serra II
A Brigada Militar faz cerco na região e contou com o auxílio de um helicóptero para auxiliar nas buscas aos criminosos. Cinco pessoas que foram feitas reféns pelos bandidos já haviam sido libertadas até o fechamento desta edição. A suspeita é de que pelo menos outras duas estariam em poder do bando. Os criminosos estavam armados com fuzis. O Grupo de Ações Táticas Especiais da Brigada Militar (GATE) ajudou nas buscas e na explosão de quilos de dinamite encontrados com a quadrilha. A BM juntamente com a Policia Civil está analisando as filmagens do assalto, procurando assim obter maiores dados sobre os envolvidos.

Líder
A Polícia Civil aponta Falcão como um dos líderes da quadrilha responsável por 90% dos ataques a bancos com o uso de explosivos no Estado em 2012. No último dia 22, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prendeu três integrantes do grupo.

Ginásio
Prefeito Airton Lângaro Dipp inaugurou na sexta-feira o Ginásio da Uampaf obra esta realizada através de emenda parlamentar do Deputado Federal Beto Albuquerque, com contrapartida da Prefeitura.

Copa do Mundo
A um ano e meio da Copa do Mundo de 2014 e a seis meses da Copa das Confederações, 81% das obras previstas  para os dois eventos estão concluídos ou em andamento, diz balanço divulgado pelo Ministério do Esporte.

Matérias polêmicas
O ano de 2012 foi marcado no Senado pela aprovação de matérias polêmicas. Apesar de o período de campanha eleitoral ter prejudicado as votações entre junho e novembro, a Casa aprovou matérias que consumiram grande tempo de debate, como o Código Florestal, a reforma previdenciária dos funcionários públicos federais, a reserva de cotas sociais e raciais nas universidades públicas e a extensão do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento e para a área da saúde.

São Silvestre
Atletas brasileiros e estrangeiros aprovaram a mudança de horário da  Corrida Internacional de São Silvestre. A 88ª edição da prova, que ocorre nesta segunda-feira, na cidade de São Paulo, está marcada para às 6h50, com a largada dos cadeirantes. A largada das atletas de elite será às 8h40 e dos competidores homens de alto rendimento às 9h. Nos anos anteriores a competição foi disputada no período da tarde. Além da mudança de horário, a competição, que teve cerca de 25 mil inscritos, voltou a ser disputada no trajeto original, começando e terminando na Avenida Paulista.

Gostou? Compartilhe