Hemopasso busca doadores para ter estoque no feriadão

São necessários pelo menos 50 doadores por dia até sexta-feira. Na quinta-feira, 28, Hemopasso abrirá durante todo o dia e doações poderão ser feitas com agendamento

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Em preparação para o feriado prolongado de Carnaval, o Hemopasso está em busca de doadores para garantir o estoque de sangue para os 140 municípios atendidos. Até a sexta-feira, a necessidade é de que, pelo menos, 50 pessoas façam a doação por dia. Para ampliar o número de doadores, na quinta-feira, dia 28, o hemocentro ficará aberto durante todo o dia para receber doações. Para quem prefere agilizar a doação é possível fazer o agendamento pelo telefone 54 3311-5555.


Nesse período que antecede o Carnaval é importante que os doadores se organizem para ajudar o Hemopasso a manter o estoque com um volume suficiente para o atendimento. Todas as doações são recebidas, mas o pedido é para que principalmente pessoas com sangue de fator negativo façam a doação, em especial doadores do tipo O negativo. Durante o final de semana, segunda e terça-feira, o Hemopasso funcionará apenas em regime de plantão para atendimento de 47 hospitais. O atendimento ao público volta ao normal a partir da quarta-feira. Por isso é importante que as pessoas se organizem e antecipem a doação.


Como doar
A Secretaria Estadual da Saúde orienta que para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde; apresentar documento oficial de identidade com foto; ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal; pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas; o limite de idade para a primeira doação é de 60 anos; não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; não fumar pelo menos duas horas antes da doação.


São impedimentos temporários para a doação a gripe ou febre; gestantes ou mães que amamentam bebes com menos de 12 meses; até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana; tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses; exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas); herpes labial; além de outros critérios que podem ser verificados por ocasião da entrevista de triagem.

Gostou? Compartilhe