HSVP é referência no tratamento de câncer infantil e adulto

Dois equipamentos e maior tecnologia qualificam Serviço de Radioterapia

Por
· 2 min de leitura
Atendimento oncológico requer alta capacidade profissional

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Nesta segunda-feira, 04 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer.  Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), esta data trata-se de uma campanha de utilidade pública, que tem como slogan Eu Sou e Eu vou. O objetivo é tentar evitar milhões de mortes a cada ano, através da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

 

Para reforçar a importância da data, o Instituto do Câncer do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, através de seus oncologistas e equipes multiprofissionais, evidencia em veículos de comunicação, formas de prevenção, diagnóstico, tratamentos e incidência da doença, que tem alta mortalidade na população.

 

O Hospital São Vicente de Paulo é uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), de referência no tratamento de câncer infantil e adulto. Desta forma, o Instituto do Câncer atua em todas as etapas do tratamento oncológico, oferecendo equipes multiprofissionais altamente capacitadas, tecnologia de ponta e ações de humanização que fazem parte do dia a dia dos pacientes e familiares. Para a comunidade, a instituição realiza eventos que focam a prevenção da doença.

 

O Instituto do Câncer integra as áreas de oncologia clínica, cirúrgica, oncopediatria, hematologia, pesquisa clínica e radioterapia. A excelência no tratamento se concretiza com o trabalho conjunto de médicos e profissionais das áreas de enfermagem, psicologia, farmácia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, pesquisa e assistência social.

 

O Hospital São Vicente de Paulo investiu na reformulação estrutural do serviço oncológico, em espaços agradáveis para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como convênios e particular. Com duas unidades, uma na matriz e outra na unidade 2, oferece um ambiente confortável e acolhedor para os pacientes e seus familiares.

 

O Centro Oncológico Infantojuvenil dedica-se exclusivamente aos pacientes de 0 a 19 anos. Um projeto exemplar é a Classe Hospitalar Escola de Vida, realizado em parceria entre HSVP, Secretaria Municipal de Educação, Promotoria Pública e Universidade de Passo Fundo (UPF), que dá continuidade ao ensino da criança e jovem hospitalizado, validando o conhecimento obtido durante a internação.

 

A radioterapia ampliou sua capacidade de atendimento com a instalação do segundo acelerador linear. Este equipamento incorpora avançadas tecnologias de intensidade modulada, radioterapia guiada por imagem, radioterapia estereotáxica e radiocirurgia, entre outras técnicas.  

 

Como projetos futuros, o Instituto do Câncer do Hospital São Vicente tem a implantação de uma unidade de transplante de células progenitoras hematopoéticas, conhecido como transplante de medula óssea. A área de diagnóstico está sendo ampliada com a aquisição de uma nova ressonância magnética e do PET CT.

Gostou? Compartilhe