Iniciativa quer estimular circulação de livros

Obras estão em uma caixa na calçada para quem quiser pegar

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Com a ideia de que livros não devem ficar estacionados em estantes sem passar pelo maior número de leitores possível, uma livraria de Passo Fundo desenvolveu uma iniciativa de distribuir livros gratuitos. O estabelecimento, que fica na Rua Coronel Chicuta, montou, no início desta semana, uma caixa com mais de 200 exemplares, oriundos de doações, para os interessados e amantes da literatura.


Porém, em dois dias consecutivos, na quarta e quinta-feira (14), não só os livros foram levados, como a caixa. Na quarta, segundo a proprietária do negócio, Josiane Boakowicz, quem levou a caixa a trouxe novamente. Porém, na tarde de ontem, quem pegou não havia devolvido a caixa até o momento em que a reportagem de ON esteve no local.


Josiane explica que o objetivo é fazer com o que os livros circulem, já que não há sentido em mantê-los guardados. Como o local só comercializa exemplares novos, surgiu a ideia de distribuí-los sem custo. “Eram livros que não poderiam ser vendidos aqui”, comenta. O desejo é continuar com o projeto. Porém, como a caixa foi subtraída, a proprietária pede para quem tiver livros parados em casa doarpara a livraria. Da livraria, serão novamente colocados na caixa e estarão à disposição de outros leitores.


Galeria Estação da Arte
Já está começando a movimentação para as exposições de 2019 na Galeria Estação da Arte. O espaço, que fica na antiga estação ferroviária, no Parque da Gare, é destinado a exposições de artistas locais e atividades culturais. Para isso, o regulamento está sendo desenvolvido pela Secretaria de Cultura, através do setor Artes Visuais. O texto do regulamento passará também por apreciação do Conselho de Políticas Culturais. A Galeria Estação da Arte será coordenada pela Secretaria de Cultura com a colaboração dos grupos integrantes ativos do setor de Artes Visuais do município. Tão logo a programação seja definida, os nomes das exposições e artistas serão divulgados.

Gostou? Compartilhe