Integrado UPF e Projur Mulher e Diversidade são homenageados na Câmara de Vereadores

Homenagem ocorreu na última segunda-feira, 21 de outubro

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF e o programa de extensão Projur Mulher e Diversidade da Universidade de Passo Fundo (UPF) foram homenageados na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, nesta segunda-feira, 21 de outubro. A homenagem foi proposta pelo vereador Marcio Patussi, pelos 30 anos do Integrado UPF e 15 anos do Projur Mulher e Diversidade.

 

O Integrado UPF, mantido pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), oferece ensino médio e cursos de educação profissional em níveis auxiliar e técnico. Nestas três décadas de história já formou quase 8 mil alunos e, neste ano, ficou mais uma vez em primeiro lugar no Enem entre as escolas públicas e privadas. Além da infraestrutura, os alunos Integrado têm à sua disposição laboratórios para aulas práticas e uma rede de bibliotecas com mais de 110 mil títulos e 285 mil exemplares. “Nossa caminhada ser reconhecida pela Câmara representa mais que um reconhecimento, mas o quanto a nossa Instituição é importante na formação de estudantes do ensino médio e da educação profissional. Essa homenagem e os nossos resultados representam a seriedade do nosso processo de ensino e aprendizagem”, destacou o diretor do Integrado UPF, Jonir Dalbosco.

 

Já o Projur Mulher e Diversidade da Faculdade de Direito, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, visa atender à diversidade e às mulheres em situação de violência de gênero, doméstica, familiar e filhos, nas áreas cível e criminal, nos termos da Lei Maria da Penha, bem como da legislação pertinente.

 

Só em 2018, foram mais de 2,3 mil atendimentos indiretos e mais de 1,2 mil atendimentos diretos. Nasceu em 2004, antes mesmo da publicação da Lei Maria da Penha. “Ser construído antes da Lei Maria da Penha demostra que a Universdidade foi mais uma vez à frente e se antecipou a uma política pública em prol das mulheres e da comunidade. O Programa continua ampliando seus serviços, diversificando suas ações e intensificando os atendimentos pós-violência e na prevenção para conseguir reduzir o número de violência”, destacou a coordenadora do Programa, professora Dra. Josiane Petry Faria.

 

Reconhecimento
O autor da homenagem na Câmara destacou os motivos da proposição. “O Integrado UPF é uma escola diferente, que trabalha com atendimentos em laboratórios e biblioteca com mais de 285 mil exemplares. É um grande diferencial para as pessoas que buscam um ensino qualificado. Já o Projur tem contribuição fantástica, não só na conscientização e orientação, mas na busca de alternativas de fortalecer políticas públicas para as mulheres vítimas de violência”, destacou o vereador Patussi.

 

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, ressaltou que o Integrado sempre foi reconhecido pela qualidade dos seus cursos, com currículo ampliado e integrado à Universidade, trazendo um grande diferencial na formação dos estudantes. Também destacou a importância do Projur Mulher. “O Projur cuida de uma dimensão humana feminina fundamental, que é a prevenção e enfrentamento de situações de violências às mulheres e mais recentemente à questão de gênero, oportunizado, além do enfrentamento, o empoderamento para que as mulheres possam lidar e para que essas situações não mais se repitam”, enfatizou Bernadete.

 

O presidente da FUPF, professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto destacou os diferencias do Integrado UPF e as perspectivas futuras. “Enquanto mantenedora, a FUPF sempre foi muito apoiadora em relação ao nosso Integrado, que faz 30 anos de história, marcado por muita qualidade e está entre as principais escolas de ensino médio da região Norte e enaltece a formação dos nossos alunos. A perspectiva futura é de ampliação do Integrado para os nossos campi, com toda a estrutura que temos”, revelou o presidente da FUPF.

 

A comunidade, professores, funcionários, acadêmicos e autoridades prestigiaram a homenagem. Também estiveram presentes, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva, o vice-reitor Administrativo, professor Dr. Cristiano Cervi e o diretor da Faculdade de Direito, professor Me. Edmar Vianei Marques Daudt.

Gostou? Compartilhe