OPINIÃO

Lista de motivos

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Tristeza
Lamentável a tragédia ocorrida em Santa Maria no final de semana. O pior incêndio do país em 50 anos matou 233 e deixou outros feridos em boate. Atuação do corpo de bombeiros como sempre exemplar. A Presidente Dilma fez o que uma Estadista tem que fazer, suspendeu sua agenda e veio para o Estado e de forma firme, mas discreta fez a sua parte em dar estrutura para o trabalho das equipes.

Agilidade
Mesmo que alguns critiquem os debates da cidade poderão colaborar para a prevenção. Os Vereadores Eduardo Peliciolli (PSB) e Patric Cavalcanti (DEM), Alex Necker (PcdoB) e Márcio Patussi (PDT) já movimentam projetos para criar regras e fiscalização nas boates da cidade. Parabéns.

Codepas
O anúncio da dividas e dos investimentos da codepas pelo atual Presidente Tadeu Karczeski indicado pela gestão Luciano/Juliano, que foi Presidente na gestão Dipp/Corrallo em 2006 é salutar para o debate sobre o transporte coletivo no que tange todos aqueles itens que sempre fiz questão de destacar como importantes.

Codepas II
No anúncio Karczeski frisa sobre prejuízo na área de transporte, diferente das áreas da coleta de lixo e do estacionamento rotativo. Importante porque temos que nos perguntar o porquê um setor tão lucrativo na área privada pode dar prejuízo na área pública.

Lista de motivos
Linhas historicamente deficitárias, reforços clandestinos, comércio de vales no mercado negro e condições das vias públicas destas linhas, dividas que ultrapassam duas décadas, falta de capitalização por parte da Prefeitura e ausência de licitação que modernize o sistema de transporte com aumento de fiscalização e passagem integrada.

Debate
Este debate foi feito em 2011 quando chamamos a atenção pela imprudência de instalar a bilhetagem sem licitação ou adotar um modelo diferente de outros municípios que a tempo modernizaram e resolveram os problemas do transporte. Exemplo para Santa Maria, Caxias do Sul, Chapecó e Porto Alegre.

Debate II
Importante este debate até para a população saber como a empresa estava em 2005 em dividas e frota e como esta atualmente. Para Karczeski será fácil fazer o bom debate, pois tem experiência de ex-vereador, ex-presidente do Legislativo, ex-presidente da codepas da gestão passada e atual Presidente da empresa na gestão atual. A codepas tem hoje uma área jurídica eficiente que diminuiu significativamente os processos de indenização e área administrativa competente, prova disto que em 18 dias houve condições de todas as informações serem acessadas pela gestor, diferente de 2004 quando os arquivos estavam todos apagados.

Bons funcionários
Evidente que os bons funcionários e muitos deles que trabalhavam em ônibus sucateados não podem ser responsabilizados pela falta de política pública na área de transporte e nem mesmo pela ausência de licitação que venha a contemplar a empresa pública com linhas lucrativas. Mas como diz o ditado “o tempo é o senhor da razão”.

Dever
O homem público não tem o direito de se manifestar sobre questões pertinentes a gestão pública, tem o dever de mostrar e debater com a população. Aos homens de bem o bom debate.

UBS Vila Nova
Tem verba do Governo do Estado para a Vila Nova e meu amigo Antônio Pereira, guerreiro de sempre não perde tempo e agenda reunião nesta semana com o Secretário Luis Artur da saúde. Parabéns.

PET
Verba do Ministério da Saúde estava lotada para profissionais do setor administrativo da Secretaria de Saúde. Na semana que passou voltou para aqueles que trabalham diretamente com as comunidades. Ponto para Luis Arthur que com isto mostra que os beneficiados devem ser os que botam literalmente a mão na massa.

Gostou? Compartilhe