Mais de 500 voluntários na Cantata da Juventude

Segunda apresentação da edição deste ano encanta e emociona em noite agradável

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Pela segunda vez, quando as janelas do Colégio Notre Dame foram abertas para dar início a Cantata Natalina da Juventude, pontualmente às 21h, o hino “Vem Cantar a Alegria de Viver” ganhou um novo ritmo, executado por guitarra, baixo, acordão, flauta e bateria. Os jovens que são, ao mesmo tempo, público e protagonistas da mensagem esperançosa da sétima edição do evento mostraram seus rostos nas janelas iluminadas da instituição de ensino, na primeira de várias aparições dos traços e das características de Juventude que integram o roteiro da apresentação.

A participação destes jovens, cujo papel é fundamental para a construção de uma sociedade mais igualitária, fraterna e justa, é o grande marco desta edição da celebração natalina que, em uma hora de apresentação, propõe uma reflexão sobre a juventude, no contexto social atual, a partir da trajetória de vida de Jesus Cristo.

Inspirada pelo Ano Internacional da Juventude e pela realização da Jornada Mundial da Juventude, através do lema “Jovem, faça a vida acontecer!”, a Cantata Natalina convida os jovens para serem “sal da terra e luz do mundo”. No elenco, que conta com cerca de 500 voluntários, participam pelo menos 110 jovens estudantes.

Nas vozes de cerca de 300 coralistas, entre eles as crianças do coral infantil que, após a primeira música, ocuparam suas posições nas janelas, a narrativa da história de vida Jesus foi contada de forma inversa, principiando na ressurreição, encenada pelo Cristo iluminado no telhado da instituição de ensino. A glória do Cristo ressuscitado foi sucedida pelo sofrimento pelo qual o filho de Deus passou, doando-se à humanidade, numa alusão aos conflitos, incompreensões e dificuldades que os jovens vivenciam.

A importância de compartilhar o amor, do perdão e da valorização das pessoas com quem se convive, assim como, de alimentar a esperança por um futuro melhor, foram reiteradas na música “Um novo domingo de sol”, uma homenagem às 242 vítimas do incêndio da Boate Kiss, ocorrido em janeiro deste ano, em Santa Maria.

A insatisfação dos jovens para com os rumos do mundo e o seu papel na construção de uma nova realidade, foram destacados pelos versos das músicas “Jovens somos nós” e “Tempos modernos”, momento em que mais de uma centena de adolescentes tomaram conta dos palcos e da rua, assumindo o compromisso de fazer a vida acontecer.

A participação familiar neste processo de formação de valores e orientação desta juventude, tão essencial e determinante, foi salientada por meio da música “Cuida de mim”, interpretada por dois solistas adolescentes e uma criança. “Cuida de mim, pois no futuro, eu serei aquilo que você me diz”, entoaram os cantores enquanto jovens e crianças davam vida e cor ao espetáculo, com brincadeiras, adereços e balões coloridos, que, ao final da canção, ganharam o céu.

“A gente precisa de amor, porque o amor não divide, o amor não agride
o amor não castiga”, afirmaram, das janelas, as crianças do coro infantil, acompanhadas de seus familiares, no quadro que introduziu a encenação do nascimento do Menino Jesus. Afinal, a grande a lição de amor e generosidade de Deus para com a humanidade foi a entrega aos homens de seu filho, para que exemplificasse uma vida cunhada em valores e respeito, desde o seu seio familiar, o berço do desenvolvimento afetivo.

A celebração da juventude, comprometida a cuidar do amor e da vida, e a alegria do Natal, festejada com a chegada dos Papais Noéis, marcaram o encerramento do espetáculo que tem apenas mais uma apresentação.

Ela acontece no próximo sábado (14), às 21h, em frente ao Colégio Notre Dame, com pré-apresentação de grupo artístico às 20h10min.

Gostou? Compartilhe