MAVRS completa 20 anos na próxima semana

Abertura de exposição e solenidade em comemoração ao aniversário acontecem nesta segunda-feira (16)

Por
· 2 min de leitura
Várias atividades estão programadas em comemoração aos 20 anos do MAVRS

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), completa, na próxima semana, 20 anos de sua criação. Em 18 de maio de 1996, a partir de um convênio firmado entre a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, o MAVRS recebeu os seus primeiros visitantes.

Roseli Doleski Pretto, que na época era professora do curso de Artes Visuais da UPF, foi à grande idealizadora para a criação MAVRS.  Roseli e a artista Ruth Schneider, que doou grande parte de suas obras para o acervo, foram as grandes pioneiras que tornaram possível o sonho de possuir um museu de artes visuais, no interior do estado.

Em comemoração aos 20 anos, a equipe do MAVRS realiza várias atividades neste mês de maio, a fim de comemorar com a comunidade passo-fundense esta data especial, como a distribuição dos Goles de Afeto por pontos estratégicos da cidade. Essa atividade é uma parceria entre o museu e Goles de Afeto. Outra ação desenvolvida foi à colagem de lambe-lambes, com a frase “Sabe quem está de aniversário?”, idealizados pela artista Luciane Campana. Esses cartazes artísticos estão localizados em pontos estratégicos de Passo Fundo e pelo Campus I da Universidade. 

A exposição “Novos olhares em cima de antigas visões” traz pela primeira vez a arte urbana para o espaço interno do museu. “Percebeu-se a necessidade de trazer uma exposição que apresenta algumas das diferentes linguagens da arte contemporânea, seja a partir de grafite, de lambe-lambes ou de QR Codes, que possibilitam o usuário ver uma imagem e ler um texto através do seu aparelho celular”, declarou Luciane Campana, curadora da exposição. A exposição conta também com obra inédita da artista Ruth Schneider, a partir de uma intervenção através de desenhos e colagem, em um catálogo fotográfico de muros na cidade de Berlin.

O MAVRS, vinculado à VREAC, conta com o apoio de parceiros como o curso de Artes Visuais/UPF, a Secretaria de Desporto e Cultura (Sedec) da Prefeitura de Passo Fundo, dentre outros apoiadores importantíssimos que contribuem nestes 20 anos de MAVRS.

Confira a programação especial para a semana nacional de museus e semana do aniversário do MAVRS:

16/05
-Início atividades da 14ª Semana Nacional de Museus 
-Comemoração 20 anos MAVRS
-Abertura exposição “Novos olhares em cima de antigas visões”, onde estão presentes trabalhos de: Luiz Vargas (Tridente), Luis Flavio (Trampo), Ruth Schneider, Eduardo da Costa Carbonera, Iure Flores Ortiz, Francisco Gallina, Leonardo Araújo e Luciane Campana.
-Projeção na fachada do prédio 
-Apresentação musical do Grupo de Choro da UPF

17/05
-Ação educativa - Museu Móvel: exposição "Assim eu vejo a intendência" e ação educativa com estêncil, técnica alternativa da serigrafia. A ação é desenvolvida pela equipe do Museu nas escolas públicas da cidade. Local: Escola Municipal Zeferino Demetrio Costi

20/05
- 1ª edição de 2016 do projeto Música no Museu, comemorativo ao Centenário do Samba, com apresentação do Grupo Sambah de Passo Fundo. Local: Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, espaço formado pela Biblioteca Pública, Teatro Municipal, Academia Passo-Fundense de Letras, Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e Museu Histórico Regional. Horário: 18h30min às 21h30min
-Encerramento atividades 14ª Semana Nacional de Museus

Gostou? Compartilhe