Movimento Sepé Tiaraju é apresentado

Projeto de cultura pela paz será desenvolvido em Passo Fundo no final do mês de agosto através de diversas oficinas nas escolas públicas

Por
· 2 min de leitura
Reunião de apresentação do Movimento Sepé Tiaraju foi realizada no auditório da Promotoria de Justiça de Passo Fundo

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Movimento Sepé Tiaraju, que desenvolve ações para valorizar a educação e a cultura da paz em casa, no ambiente escolar e na sociedade, foi apresentado para a comunidade passo-fundense na tarde de quarta-feira (11), no auditório da Promotoria de Justiça. Esse foi o primeiro encontro realizado no município para organizar o lançamento do projeto que acontecerá em agosto. A organização do evento estima a elaboração de aproximadamente 30 oficinas simultâneas sobre temas que cultivem a paz. As atividades serão realizadas nas escolas públicas. Os interessados têm até o dia 10 de julho para enviar as propostas de oficinas.

O projeto iniciou em Santo Ângelo em 2011 e se espalhou para outros municípios do Estado como Santa Maria, Porto Alegre, Palmeira das Missões e agora em Passo Fundo. Na reunião realizada em Passo Fundo participaram representantes de órgãos públicos relacionados à educação, organizações não governamentais e atores sociais ligados à temática (Igrejas, Federação Espírita, grupos de escoteiros, universidade, faculdades, entre outros). A reunião teve como objetivo apresentar o projeto, organizar o evento e estimular a elaboração das oficinas que acontecerão nas escolas públicas. O público-alvo são alunos, pais, professores, funcionários das escolas e comunidade em geral.

De acordo com a promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Santa Maria, Ivanise Jann de Jesus, o movimento Sepé Tiaraju tem como objetivo a valorização da educação através de uma cultura de paz. “É fomentado a paz através de oficinas ministradas por pessoas da comunidade e de outros municípios que já desenvolveram essas atividades. São abordados diversos temas de forma multidisciplinar enfatizando a questão da resolução dos conflitos através da paz, sem violência e agressão, e sem passar pela judicialização”, destacou a promotora.

A Conferência de Lançamento do Movimento Sepé Tiaraju em Passo Fundo deverá acontecer no dia 28 de agosto. As oficinas serão desenvolvidas nas escolas na manhã do dia 29 e apresentadas na parte da tarde. No dia 30, uma atividade deverá encerrar o evento em uma praça central da cidade. Os locais ainda serão definidos. Informações pelo telefone (54) 3313-5330.

O Movimento Sepé Tiaraju, inspirado no chefe indígena dos Sete Povos das Missões, considerado um herói para o seu povo, é articulado pelo Ministério Público com entidades que integram o Fórum da Paz (Instituto Francisco Valdomiro Lorenz, Brahma Kumaris, Fergs, Amergs, Instituto Junguiano do RS, Vivendo Valores, Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental - Banrisul).

Principais objetivos do projeto:
- Desenvolver ações para valorização da educação como instrumento do desenvolvimento pessoal, social e econômico;
- Contribuir para a construção de uma cultura de paz nas escolas;
- Organizar uma rede de palestrantes voluntários sobre a temática;
- Valorização da educação escolar;
- Difundir a ideia de que a Educação é um direito-dever construindo um discurso de responsabilidade dos pais e parental;
- Contribuir para redução de índices de evasão e reprovação escolar.

Gostou? Compartilhe