Municipal terá nova maternidade e atendimento pré-natal

Hospital oferece serviço de pré-natal com médicos especializados, equipamentos para diagnóstico e acompanhamento da gestante até a hora do parto. Maternidade será inaugurada em outubro

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Daniela Wiethölter/ON

Cumprindo uma exigência da Vigilância Sanitária, o Hospital Municipal Dr. César Santos, inaugura no próximo mês a nova ala da maternidade. O setor, que atenderá exclusivamente gestantes a partir de outubro, foi totalmente reformado e equipado com um berçário, seis leitos, duas salas de parto, duas salas para exames e equipamentos de diagnóstico.

Segundo a diretora administrativa do hospital, Angélica Marcolin, o atendimento às gestantes funcionava junto ao setor de cirurgia geral, mas a legislação exige uma ala específica para a maternidade. Por isso, a instituição investiu na reforma de uma ala para cumprir com os requisitos da Vigilância.

Angélica informou que existem de sete a nove mil gestantes em Passo Fundo e que até o momento somente o Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital da Cidade atendiam a esta grande demanda. "Com esta nova maternidade, podemos desafogar este atendimento nas outras unidades", afirmou. A maternidade será inaugurada após as eleições, na primeira quinzena de outubro.

Pré-natal
Além de qualificar o atendimento as gestantes, o Hospital iniciou há cerca de 15 dias o atendimento pré-natal, através do programa Saúde da Mulher. Conforme Angélica, a instituição contratou nos últimos quinze dias uma cooperativa que disponibiliza um médico ginecologista e um pediatra para o atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana. As consultas, gratuitas pelo SUS, são agendadas nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, no setor de Saúde da Mulher. "As gestantes recebem toda a orientação, esclarecimento e o diagnóstico de qualquer alteração da saúde da gestante e do bebê durante toda a gravidez", explicou.

Regularização
Além da reforma da maternidade, o hospital também investiu na qualificação do bloco cirúrgico, pronto-socorro, centro de diagnóstico e blocos para internação. Conforme a diretora, o Hospital custeou no total cerca de R$ 300 mil com recursos próprios para equipar estes setores para regularizar a renovação de alvará de funcionamento da instituição.

Pré-natal - Saúde da Mulher
Atendimento: terças e quintas-feiras das 13h30 às 15h30
Hospital Municipal Dr. César Santos
Rua Alcides Moura, 100 - Centro
Telefone: 3316-4500

Gostou? Compartilhe