OPINIÃO

Município de Sertão cresce com o IFRS

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Na próxima quarta-feira (5) terão início os trabalhos da edificação da unidade urbana do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. O canteiro de obras será instalado numa área de 10 mil metros quadrados entre as avenidas Brasil e Getúlio Vargas, doada pela municipalidade.  A ordem de serviço firmada entre a instituição subordinada ao Ministério da Educação e a empresa vencedora da licitação, prevê a conclusão da obra em até 300 dias, podendo ser prorrogada por igual período se necessário.

II
A história da comunidade e a instituição de ensino se entrelaçam. Milhares de jovens realizaram seus estudos na Escola Agrotécnica Federal de Sertão, reforçando o exército de profissionais que qualificaram a produção primária no RS e país. Com a criação dos IFRS/RS o campus local teve um impulso extraordinário, passando a oferecer além do ensino médio e pós-médio cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Tecnologia de Alimentos, em Agronegócio, e ainda em Gestão Ambiental.

III
Já pra o próximo ano está previsto o Mestrado em Educação e a abertura do curso de graduação de Ciência da Computação. Na unidade urbana será construído um bloco de mais de 1.450 metros quadrados com 20 salas de aula, banheiros e elevador. Para as etapas seguintes serão edificados os laboratórios, salas administrativos, auditório, biblioteca, restaurante e estacionamento. Nos últimos 24 meses o número de alunos saltou de 400 para 1600, e houve também o aumento no número de professores. Os reflexos para a economia já se fizeram sentir provocando a demanda nas áreas da habitação, alimentação e serviços.
 
Curtas:
# Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nos municípios da 70ª Zona Eleitoral já estão sendo convidados para a cerimônia de diplomação.
# A solenidade, que será presidida pelo juiz eleitoral Antônio Luiz Pereira Rosa será realizada ás 17 horas do dia 18 de dezembro no Salão do Júri do Fórum, em Getúlio Vargas.
# Na sessão do legislativo de Getúlio Vargas ocorrido na noite de quinta-feira (29) foi colocada em votação o Projeto de Lei que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município.
# Antes de enviar para a Câmara o Projeto de Lei do novo Plano Diretor a administração promoveu uma audiência pública para receber sugestões da comunidade.
# A coleta seletiva do lixo foi o tema de outra audiência pública realizada na noite de terça-feira (27) na Câmara de Vereadores.
# Os municípios correm contra o relógio para se adequarem a legislação federal e além das adequações necessárias serão preciso campanhas educativas para a separação e destinação do lixo doméstico.
# Pela relevância do tema, foi baixa a presença da comunidade na audiência que contou com a presença de lideranças políticas e dirigentes de entidades.
# Cerca de quarenta alunos e professores do Colégio Estadual Antônio Scussel foram recebidos na tarde de terça-feira (27) na Assembleia Legislativa pelo deputado Alexandre Postal (PMDB).
# A convite do presidente do Palácio Farroupilha, o grupo conheceu o funcionamento da casa e no Plenário 20 de Setembro pode acompanhar a sessão ordinária.
# O grupo também foi efusivamente cumprimentado pelos deputados Gilberto Capoani (PMDB), Gilmar Sossella (PDT) e Altemir Tortelli (PT), que representam a região no parlamento gaúcho.
# A diretora do CEAS, professora Tânia Sosmaier aproveitou para relatar acerca das condições físicas do educandário que há tempo aguarda por reforma.
# Solícitos, os deputados citados ouviram atentos à explanação da educadora e fornecerem os cartões com telefone e endereço eletrônico, demonstrando interesse na busca de soluções.
Dito & Feito: O vereador Flávio Dalla Costa (PMDB), que não buscou um segundo mandato para a Câmara de Getúlio Vargas trabalhou nestes quatro anos evitando os holofotes. Nesta semana ele telefonou a este escriba afirmando que  vem realizando um trabalho profícuo na busca de uma solução favorável aos agricultores que tem suas terras em litígio na suposta Reserva Indígena do Mato Preto. Presidente da executiva municipal do PMDB, Dalla Costa é ligado ao grupo do deputado estadual Gilberto Capoani. Ele terá pela frente a tarefa de construir condições que permitam o retorno do partido ao governo local. A última passagem do PMDB pela prefeitura ocorreu entre os anos de 1993 e 1996, com o prefeito Aldino Beledeli e o vice Júlio Jorge Oleksinski.

Gostou? Compartilhe