OPINIÃO

Nem tudo está perdido

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Prefeito de Jacutinga e presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Beto Bordin (PP) se consolida como importante liderança regional. A entidade que representa 32 municípios distribuídos no chamado Alto Uruguai Gaúcho, trabalha em diversas frentes. Juntamente com a Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) integra o comitê executivo em prol da pavimentação do trecho da BR-153. Uma comitiva de prefeitos e lideranças retornou da Capital Federal após cumprir uma extensa agenda. Ela esteve no Dnit, no Quartel General do Exército e no Palácio do Planalto. Do Ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, ouviram a promessa da viabilização orçamentária para a execução do projeto de asfaltamento da Transbrasiliana.
 
II
 
Além das demandas junto ao governo da União, e também do RS, principalmente as de infraestrutura, a Amau trabalha em outras áreas de interesse público.  Um ofício endereçado ao Presidente da República solicitando o descontingenciamento de crédito de bancos de desenvolvimento e agências de fomento aos municípios já deve estar em Brasília. Cópia do documento foi entregue em Porto Alegre a Odacir Klein, presidente do BRDE, Acompanharam Beto Bordin na audiência com Klein o presidente da Agência de Desenvolvimento, Eduardo Predebon, e inúmeros prefeitos da Amau. Em época de vacas-magras, os gestores municipais precisam mais do que nunca de uma entidade forte e que lhes dê o suporte para continua prestando os serviços essenciais as suas comunidades.
 
Curtas:
# O Projeto de Lei 071/2017, que institui o Código Tributário do município de Getúlio Vargas tem mais de 117 páginas.
# O projeto assinado pelo prefeito Maurício Soligo (PP) entrou na pauta da sessão realizada na noite de quinta-feira (31) e a pedido da própria bancada governista baixou para a Comissão Geral de Pareceres.
# Somente para as justificativas e motivos do novo Código Tributário, que abrange o IPTU, ISS, ITBI, Taxas, Contribuição de Melhoria foram necessárias três páginas.
# Dentre as mudanças para o IPTU, à possibilidade o reajuste pelo executivo, sem a apreciação da Câmara de Vereadores, se assim o desejar.
# Prevê também a criação da Junta Administrativa de Recursos Fiscais (JARF), para julgar todos os litígios administrativos, no que tange a créditos tributários.
# Pela complexidade do tema é crível que ele seja debatido a exaustão e debatido não apenas na rádio corredor mas também  em audiências públicas.
# A integra do projeto em questão pode ser acessada no site da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas. http://www.getuliovargas.rs.leg.br/
# Os diretórios municipais do PMDB realizaram suas convenções para a escolha de seus integrantes no último sábado (25)
# Mais de 130 filiados compareceram na convenção realizada no CTG Tropilha Crioula, em Getúlio Vargas.
# Leandro Slaviero, que iniciou sua militância na Juventude do PMDB é o novo presidente do diretório municipal, ao lado de Ivanir Pereira e Saulo Frizzo, 1º e 2º presidentes, na ordem.
 # Em Estação a convenção do PMDB foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com as presenças do prefeito Humildes e do seu colega de Sertão, Edson Rossatto.
# Foram eleitos Renan Cunha, Dirceu Vitali e Luiz Angelo Tonin, presidente e 1º e 2º presidente, respectivamente.
# Para a secretaria geral, secretaria adjunta e tesouraria, foram eleitos Edinara Marchetto, Reonildo Smiderle e Luiz Fernando Duarte.
 
Dito & Feito:
 
O vereador Renan Soccol, líder do governo na Câmara, apresentou Projeto de Decreto Legislativo de outorga do título de Cidadã Erechinense a ex-governadora Yeda Crusius (PSDB).  No seu governo foram concluídas e inauguradas as ligações asfálticas de Floriano Peixoto e Charrua a Getúlio Vargas.

Gostou? Compartilhe