OPINIÃO

No olho do furacão

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Ao iniciarem o expediente na manhã de segunda-feira (22) os prefeitos que estiveram em Brasília ao longo da semana, terão muitas histórias para contar. Uma comitiva de 30 pessoas, formada por prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, que integraram a delegação da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) participaram entre terça-feira (16) e quinta-feira (18) de um evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

I I

A Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios é apontada como o maior encontro político em número de autoridades do mundo e nesta edição contou com a presença de mais de quatro mil pessoas. Da região participaram representantes dos municípios de Campinas do Sul, Entre Rios do Sul, Erval Grande, Floriano Peixoto, Marcelino Ramos, Quatro Irmãos, São Valentim, Sertão e Severiano de Almeida.

I I I

Os prefeitos ainda estavam no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB) no início da noite de quarta-feira (17) quando saíram às primeiras informações acerca da delação dos donos da JBS.  Eles entregaram a Procuradoria Geral da República (PGR) gravações que revelam um possível aval do presidente Michel Temer (PMDB) para comprar o silêncio do ex. deputado Eduardo Cunha (PMDB).  

I V

Na terça-feira (16) o presidente da República havia estado na abertura da XX Marcha a Brasília. Na oportunidade Temer assinou uma medida provisória que prevê o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios. Ele elogiou a mobilização do movimento municipalista e incentivou os gestores a continuar lutando na busca de melhorias das cidades.

V

No final da manhã de quinta-feira (18), quando era feita a leitura da Carta da XX Marcha a Brasília em defesa dos Municípios o clima era de perplexidade e incerteza. A nota divulgada pelo Palácio do Planalto, que Temer não participou e nem autorizou qualquer movimento com o objetivo de evitar a delação de Cunha, virou letra-morta. Os últimos a sair do Palácio do Planalto, do Jaburu, e dos Ministérios que apaguem as luzes e desliguem o ar condicionado. O tema do evento da CNM “O Brasil em Reformas” foi mais do que apropriado.

Curtas:

# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas vai realizar na próxima quinta-feira (25) uma Sessão Solene para entrega do Prêmio Mulher Cidadã.

# A iniciativa tem por objetivo homenagear mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado trabalhos de responsabilidade social voluntariamente, no âmbito municipal.

# O Prêmio, que será entregue anualmente no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, contará com uma indicação de cada bancada dos partidos que compõem a Câmara.

# Nesta primeira edição vão ser homenageadas Antônia Fatima Werminghoff, Ivone De Giacometti Peruzzolo e Linda Maria Santolin.

# A Lei que criou a distinção foi apresentada pela vereadora Deliane Assunção Ponzi (PMDB) e aprovada no mês de março.

# No ano de 2002 a vereadora Cleonice Forlin (PMDB) teve a anuência dos demais vereadores para instituir o título de Mulher Cidadã de Getúlio Vargas.

# Naquela legislatura foram realizadas outras duas sessões solenes em homenagem as mulheres através de Resoluções e Decretos Legislativos.

# A Câmara de Vereadores de Floriano Peixoto aprovou por unanimidade o pedido de informação do vereador Martinho Piva (PTB) na sessão ocorrida na quarta-feira (17).

# O vereador quer que o prefeito forneça um relatório das horas trabalhadas pelas máquinas das Secretarias de Obras e da Agricultura nos primeiros quatro meses do ano.

# E ainda se há máquinas ou caminhões parados e em caso positivo qual o estado ou problemas com os mesmos.

Dito & Feito:

O vereador Dinarte Tagliari Farias (PP) teve aprovado o projeto de lei que dispõe sobre denominação de uma Rua no Loteamento Corina, Bairro Champagnat em homenagem a Octávio Stawinski. A esposa do homenageado, falecido em 09 de agosto de 2015, com 85 anos esteve presenta na sessão legislativa. 

Gostou? Compartilhe