OPINIÃO

O Ponteiro da Balança não se move de jeito nenhum: você pode estar no efeito platô!

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Para emagrecer é preciso reduzir o consumo de alimentos e praticar exercícios, para que assim possam gastar mais calorias do que consumir. Porém a idéia de que comer o mínimo possível vai favorecer o emagrecimento mais rápido não é legal.

É preciso comer na quantidade certa para que isso ocorra de forma saudável e duradoura, ou seja, até que você conquiste o peso que deseja. Todos nós temos uma taxa de metabolismo basal, que é aquela quantidade básica que precisamos ingerir de calorias para nos mantermos vivos. Cada pessoa tem uma necessidade calórica e por isso nem sempre poderá seguir uma proposta de calorias igual à de outra pessoa.

Outra explicação para o fenômeno é a teoria do "set point". Nosso corpo é programado por mecanismos fisiológicos, geneticamente determinados, para apresentar certo peso, ou um 'set point'. Se desviarmos desta marca, nosso organismo realizará ajustes metabólicos para retornar ao peso normal.

Para sair dele? É preciso aumentar as calorias ingeridas, para que o corpo se acostume com essa nova quantidade ingerida, para que depois possa ser reduzido novamente, e dessa vez, com moderação, e assim o corpo responder e então voltar emagrecer.

Reafirme seu compromisso com seu novo estilo de vida, sinta-se feliz em ser saudável, procure variar suas receitas, mudar o tempero, e renove seu programa de exercícios para dar um novo estímulo.

Faça um diário alimentar descrevendo tudo que come inclusive as quantidades, é imprescindível na hora de avaliar seu caso. Aplicativos para celular podem ser grandes aliados nessa hora.

Não faça pesagem diária. Deixe para fazer isso uma vez por semana. Mesmo que não tenha emagrecido, use uma fita métrica. E meça a cintura, abdômen e quadril, e se diminuiu um pouco essas medidas isso já servirá como estímulo.

Mantenha-se hidratado. Água é muito bom para limpa seu corpo das toxinas e fará com que sinta menos fome durante todo o dia.

Tenha muita paciência, o Efeito platô é uma reação natural de seu organismo, mas pode ser mudada.

Mantenha- se firme em busca de seus bons resultados, isso é sempre o mais importante.

 

Gostou? Compartilhe