Obras de canalização na Vila Luíza

A rede de drenagem pluvial existente é antiga e deficitária, não suportando mais a vazão da água da chuva

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Aguardada há muitos anos pelos moradores, obras importantes e reivindicadas pela comunidade devem acontecer nos próximos meses em 9 quadras de ruas da Vila Luíza. O anúncio foi feito na manhã dessa terça-feira (31) pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, que assinou a licitação para contratação da empresa responsável pelas obras de canalização.

A rede de drenagem pluvial existente é antiga e deficitária, não suportando mais a vazão de água das chuvas e causando alagamento, principalmente, nas vias que receberão os serviços e também em algumas residências. As ruas beneficiadas serão: General Osório (trecho da Rua Teixeira Soares até a Rua dos Andradas), Sete de Agosto e São João. “Vamos corrigir um problema de muitos anos. Estas ruas estão sem canalização ou em estado precário, ocasionando alagamentos e transtornos aos moradores em dias de chuva. A nova canalização solucionará este problema histórico”, salientou o prefeito.

Para Sônia Flores, moradora do bairro há 50 anos, a realização da obra já não era esperada e a solução seria se conformar com as seguidas enchentes. “Morei muito tempo na Rua São João, uma das mais afetadas pela falta de canalização. Recebemos a notícia que o prefeito fará a obra e estamos festejando, pois além de nos causar danos por muito tempo, nossos imóveis estavam sendo desvalorizados, mesmo com benfeitorias. Foram feitas algumas coisas, mas nunca foi resolvido, aguardamos agora esta obra definitiva”, frisou Dona Sônia.

Segundo o presidente do bairro, Sérgio Loureiro da Silva, a nova canalização vai sanar muito dos problemas dos moradores, devolvendo dignidade e qualidade de vida a comunidade. “Foram feitos muitos pedidos deste serviço, até foi feito algo, mas ainda não houve uma solução e sofremos com alagamentos nos dias de chuvas. Estamos ansiosos com esta intervenção da Prefeitura com a nova canalização, conhecemos o projeto e acreditamos que será positivo para nosso bairro”, falou Sérgio, que acompanhou a visita ao lado dos secretários de Obras, João Antônio Bordin, e de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, e do vereador João Pedro Nunes, para identificar os problemas.

Conforme o secretário de Obras, João Antônio Bordin, será uma grande obra de canalização e deverá sanar os problemas históricos. “Foi orientação do prefeito Luciano, que nós fizéssemos um estudo para resolver definitivamente os problemas causados pela tubulação antiga. Vamos contar com a compreensão da comunidade, pois será um alto volume de serviços que aqui serão realizados”, disse Bordin.

Após a execução da obra de canalização, constituída de nova rede coletora e bocas de lobo, será feito o reaterro das valas e a pavimentação asfáltica nas ruas em toda a sua extensão, e instalada a sinalização vertical e horizontal das ruas. 

O investimento e a intervenção de drenagem na Vila Luíza fazem parte de mais uma ação da Prefeitura de Passo Fundo dentro do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada. A previsão de conclusão após o início é de três meses.

Gostou? Compartilhe