OPINIÃO

Outros carnavais

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A crise das receitas municipais provocada pela redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2015 levou os gestores municipais a interromperem o aporte de recursos em áreas consideradas não essenciais. Mais de 150 municípios do RS cortaram as verbas públicas para o Carnaval nos anos seguintes. A iniciativa do prefeito Luciano Azevedo (PSB), que aplicou os recursos que seriam destinados ao Carnaval na compra de aparelhos de ar condicionado para as escolas municipais de Passo Fundo repercutiu em todo o país e recebeu o apoio da opinião pública. A situação replicada em outros tantos.

I I

O mais tradicional período de festas populares, que inicia nesta sexta-feira (21) e termina na Quarta-feira de Cinzas (26), dia que marca o início da Quaresma, se reinventou. Após cinco anos sem Carnaval de Rua, a Liga das Escolas de Samba de Passo Fundo vai levar quatro Escolas de Samba para a Avenida Sete de Setembro, em frente á histórica Estação Ferroviária, no próximo dia 29 de fevereiro. A iniciativa já se reflete em outras cidades da região. Dirigentes de entidades carnavalescas começam a trabalhar para que em 2021 possam retornar com suas baterias, passistas, alas das baianas, mestre-sala e porta-bandeira e carros alegóricos para as ruas. Promoções ao longo do ano para angariar recursos e o apoio da comunidade estão entre as alternativas.

I I I

O Carnaval de Rua de Getúlio Vargas foi, na primeira e parte da segunda década deste século o maior do Alto Uruguai. Os representantes das Escolas de Samba integraram no período o Conselho Municipal da Cultura. Em algumas edições do Festival das Etnias, as entidades carnavalescas realizaram em conjunto a festa Afro. Mas como nas demais cidades os recursos públicos cessaram. A 70 Sambar mudou de nome para Escola de Samba Leões Dourados e seus tambores, reco-recos, tamborins e agogôs continuam sendo ouvidos. Neste sábado (22) a entidade presidida pelo carnavalesco Celso Moreira promove roda de samba e pagode no Complexo Esportivo e Recreativo Municipal. Para o Carnaval de 2021 promete retornar com sua bateria para a Av. Severiano de Almeida

Curtas:

# O prefeito de Ipiranga do Sul e presidente da Amau, Mário Luís Ceron (PTB), recebeu um telefonema do diretor do DENIT dando boas novas sobre a Transbrasiliana.

# O Diário Oficial da União publicou na segunda-feira (17) a portaria que designa servidores do órgão e analistas em infraestrutura que irão fazer parte da comissão de fiscalização do projeto técnico da BR-153.

# Em nota distribuída a imprensa Ceron comemorou a notícia e revelou que a Rudra Engenharia, vencedora da licitação, dará inicio aos trabalhos.

# Dos 68,4 Km do trecho da Transbrasiliana entre Erechim e Passo Fundo, cerca de 12 km estão no território de Ipiranga do Sul, e a obra vai beneficiar também Quatro Irmãos, Erebango e Sertão.

# Na sessão ordinária do legislativo getuliense ocorrido na noite de quinta-feira (20) o vereador Vilmar Antônio Soccol (PTB) teve aprovado pedido de indicação ao executivo.

# O vereador da base governista sugere que seja instalado nas escolas municipais sistema de captação de energia solar.

# Na mesma sessão a vereadora Deliane Assunção Ponzi (MDB) solicitou o pedido de informação ao executivo sobre o serviço médico terceirizado.

# A vereadora quer saber também se foi aberta licitação para a contratação e qual o planejamento para a área da saúde do ano em curso.

# As repartições públicas municipais de Getúlio Vargas terão ponto facultativo nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, segunda, terça-feira de Carnaval e Quarta-feira de Cinzass

# A determinação cumpre a Lei Municipal 5.053/2015 e foi fixada no átrio da prefeitura na quinta-feira (20) e o expediente será retomada as 12 horas do dia 26.

Dito & Feito

A Câmara de Vereadores aprovou projeto de Lei Legislativo 001/2020 do vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias (PP), para denominar a atual Rua 12, no Bairro Santo André, de Rua Domingos Serafini. O hotel que está sendo construído nas proximidades do Parque das Águas e da RS-135 está localizado no referido logradouro público.

Gostou? Compartilhe