OPINIÃO

Para viver bem, conheça os alimentos

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

- O AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM ajuda a diminuir o mau colesterol das artérias e, conseqüentemente, auxilia na redução das doenças cardiovasculares. O azeite extra virgem ajuda a diminuir a hipertensão, alguns tipos de câncer e fortalece o aparelho digestivo, bem como os elementos imunológicos do organismo.

- Os CEREAIS INTEGRAIS, como por exemplo a aveia, a linhaça, o farelo de trigo, a granôla, o arroz integral, o centeio, a farinha integral, sem nenhum exagero, ajudam prevenir a prisão de ventre, reduzem as taxas de colesterol no sangue e os riscos de doenças cardíacas, bem assim, o câncer associado à obesidade. Os cereais, sem dúvida geram, na pessoa, sensação de saciedade e são ricos em fibras.Estas auxiliam na formação do bolo intestinal e ajudam a diminuir outros distúrbios que podem ocorrer no nosso intestino. Ainda, frise-se, que as fibras dificultam absorção das gorduras pelo organismo. É bom salientar que a ingestão habitual de fibras contidas nos cereais e nas frutas mantém os níveis adequados de glicose em nosso sangue.

- As FRUTAS CÍTRICAS (limão, laranja, acerola e outros...) ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico, reduzindo o risco de câncer e doenças pulmonares. A vitamina C, que é um antioxidante fundamental contra o envelhecimento das células, deve ser consumida, permanentemente. As frutas cítricas auxiliam, também, na cicatrização após procedimentos cirúrgicos.

- Os PEIXESsãofontes completas de proteínas. Quando se come peixe com regularidade é possível aliviar os sintomas de depressão, como a tristeza e a ansiedade. Sendo eles ricos em ômega-3, como é o caso da sardinha, do bacalhau e do salmão, são poderosos amigos na prevenção de infartos e derrames, colaborando no controle da pressão arterial, bem como a coagulação sangüíneas e no caso de inflamações. Alguns estudos mencionam que a ingestão de peixes pode reduzir, inclusive, dores de artrite, e podem amenizar eventual depressão e proteger o cérebro contra doenças, dentre elas, o mal de Alzheimer.

- As NOZES, AMÊNDOAS e CASTANHAS previnem doenças coronárias e afastam a incidência cancerígena nas pessoas usuárias desses alimentos.
A vitamina E, o magnésio e potássio fazem parte destes alimentos. Possuem, ainda, proteínas, gorduras monoinsaturadas saudáveis, fibras, cálcio e zinco. Todos os dias, algumas nozes, podem reduzir os riscos de doenças cardíacas fatais.

- O SUCO DE UVA possui propriedades benéficas para o nosso organismo. Antioxidante, ajuda aumentar o bom colesterol.

- O ALHO, por sua vez, tem o condão dereduzir a pressão arterial e proteger o coração, porquanto diminui a taxa do mau colesterol, o LDL e aumenta os níveis do bom colesterol, HDL. Ajuda, ainda, na prevenção de tumores malignos.

- A MAÇÃ é, com todo o respeito, a rainha das frutas. Previne tumores malignos, auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüíneas, além de evitar doenças oculares como catarata.
A maçã é rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. Seus benefícios são inúmeros, contém a maioria das vitaminas e sais minerais. Atua contra a diarréia e reumatismo. É rica em fibras e por isso atua no bom funcionamento do intestino, reduzindo o colesterol. Previne alergias e evita a formação de cálculos renais. Limpa o sangue, melhora a respiração e retarda o envelhecimento.

- O TOMATE é um exemplar preventivo do câncer prostático. Combate caspas e queda de cabelo. Elimina doenças hepáticas e é indicado contra hemorróidas, tumores e inflamação ocular.

- O SOJA previne doenças cardiovasculares e diminui os níveis de colesterol ruim. Ajuda, ainda, a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de colón.

- O CHÁ VERDE concentra importantes nutrientes curativos. É antiinflamatório e ajuda a evitar crises de doenças alérgicas, como asma, pressão arterial e o colesterol Evita o endurecimento das artérias, o que reduz doenças cardíacas e derrames. Auxilia na prevenção de tumores malignos, prevenindo pedras nos rins e auxilia também no tratamento da obesidade. O chá verde diminui os perigos de gastrite e câncer de esô - fago.

- Por fim, a ÁGUA é a fonte da vida. Precisamos ingeri-la todos os dias, pelo mínimo dois litros, para ajudar o bom funcionamento intestinal e o sistema circulatório. Os rins necessitam de muita água para procederem a eliminação das toxinas pela urina. Ela ajuda no equilíbrio térmico do corpo, mantendo a pele com aspecto saudável e prevenindo formação de cálculos renais. Pasme, parece ajudar até no controle do colesterol.

Gostou? Compartilhe