OPINIÃO

Planejamento familiar

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Um tema que precisa ser debatido é o planejamento familiar e as facilidades no SUS para os procedimentos. Acredito que os critérios atuais são necessários, mas o tema é pouco discutido nos bairros e vilas de nossa cidade. Ouço muitas reclamações das pessoas quanto a burocracia e má vontade de fazer o projeto funcionar. Precisamos que este tema seja prioridade, pois muita mulher tem dificuldade de fazer o controle da gravidez por pílulas ou injeção. Quando falo em planejamento familiar, me refiro nos procedimentos para as mulheres e homens e ainda nas várias opções de prevenção. Isto não é prioridade para os governos, que desejam uma população dependente para usufruir nas épocas eleitorais. Dias deste uma conhecida de 31 anos, mãe de quatro filhos desejou fazer a laqueadura pela SUS e desistiu. Outra senhora, mãe de nove filhos encaminhou os documentos e antes de chegar à liberação engravidou do 10° filho. Triste constatação.

Política
È moderno e popular falar mal dos políticos e não é injusto, pois infelizmente temos visto corrupções em todos os níveis. O que de fato temos que destacar é nossa responsabilidade de eleitor. Nós votamos, nós escolhemos, nós decidimos e acreditar que algo mudará para melhor sem que os eleitores mudem seus critérios de escolha é o mesmo que esperar o papai Noel entrar pela chaminé.

Democracia
Hoje escolhemos nossos conselheiros, vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores, diretores de escola, APPS, associações de moradores e até mesmo o diretor do nosso time de futebol. Acreditar que a culpa é de quem nos elegemos é muito omissão de responsabilidade, até porque temos corruptos eleitos e reeleitos. Analise com seu grupo de amigos quais são os critérios de votação para escolha de nossos governantes.

Sorriso
Escuto muito pessoas falarem que votam pela simpatia, beleza, discurso bonito e até mesmo por parentesco. Agora pergunto se um candidato a Prefeito deve receber voto porque joga sinuca, bebe cerveja e da tapinha nas costas. Se um vereador merece o voto porque é parceiro de futebol, se um diretor de escola merece meu voto porque passa meu filho de ano. Minha gente estes cargos são importantes e as pessoas devem ter serviços prestados a comunidade, capacidade, honestidade e humildade. Simpatia, deixamos para os concursos da mais bela comunitária que logo a Uampaf irá realizar nos bairros.

Adversidade
Eu graças a deus aprendi respeitar quem pensa diferente e tenho apreendido muito com aqueles que debatem pela frente, dizem o que pensam e defendem aquilo que acreditam. Tenho tristeza de ver agentes públicos discursarem para a platéia. Lamentável. Muito lamentável.
Redes sociais
Muita gente postando bobagens e criticando por criticar, compartilhando mentiras e calúnias. Na hora de receber um processo e condenação vão aprender que antes de emitir opiniões, devem se informar melhor.

Gostou? Compartilhe