OPINIÃO

Ponto de vista

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

De cada mil eleitores aptos a votar no próximo dia 5 de outubro apenas quinze são jovens entre 16 e 17 anos. Para esta faixa etária não há obrigatoriedade de registro junto a Justiça Eleitoral. No RS, a média de jovens nesta idade é superior a das demais unidades da federação e representam 1,8% dos 8.112.236 eleitores gaúchos. Dentre os 27 estados, o RS continua sendo o quinto em número de eleitores, com 5,97% do total nacional.
I I
Os nascidos a partir da segunda metade da década de 1950 só puderam votar em governador no ano de 1982, e sete anos depois para presidente da República. A constituição que entrou em vigor no dia cinco de outubro de 1988 restabeleceu a democracia. Mantendo a tradição da história republicana, os eleitos para cargos executivos (prefeitos, governadores e presidente) não poderiam buscar a reeleição.
I I I
Muita coisa mudou desde então. Embalado pelo sucesso do plano real o presidente FHC obteve a aprovação do congresso para a mudança da constituição, permitindo a busca com sucesso da reeleição. O mesmo passou a valer para os governadores e prefeitos e até mesmo o PT, que vociferou contra a mudança na constituição, reelegeu o presidente Lula. O debate em torno da reforma política se arrasta a mais de uma década.
I V
As eleições municipais se intercalam a cada dois com as estaduais e a nacional.  O debate entre os candidatos a presidente nos estúdios da Band em São Paulo na noite do dia 26 repetiu o que está sendo mostrado nos programas de rádio e TV. A ex-senadora Marina Silva (PSB) afirmou que o Brasil retratado pela presidente Dilma (PT) é quase cinematográfico. Na mesma linha seguiu o ex. governador Aécio Neves (PSDB), que desafiou os brasileiros a confrontarem o mundo real e o imaginário.
 
Curtas:
# O histórico edifício da esquina das Avenidas Severiano de Almeida e Borges de Medeiros abriga o comitê eleitoral da coligação Esperança que Une o Rio Grande (PT-PSDB-PRB-SD).
# A exemplo dos dirigentes locais dos partidos que trabalham pela eleição da senadora Ana Amélia (PP) ao Piratini, a Av. Severiano de Almeida continua sendo a preferida para a instalação dos comitês eleitorais.
# Os partidos que integram a coligação O Novo Caminho para o Rio Grande (PMDB-PSD-PPS-PSB-PHS-PT do B- PSL e PSDC), inauguram seu comitê no logradouro citado na manhã de sábado (30).
# As caixas de correspondências das residências tem sido o destino de material de campanha dos candidatos.
# O deputado estadual Altemir Tortelli (PT) e o deputado federal Marco Maia (PT) inovaram no material de campanha distribuído na cidade e interior.
# Na página quatro do informativo a descrição dos recursos destinados ao município que permitiram a compra de máquinas, equipamentos e obras.
# Seis fotografias de diferentes logradouros da cidade ilustram o impresso que apontam como conquistas o campus da UFFS e do novo Hospital Santa Terezinha, de Erechim.
# Os eleitores de todo o Brasil estão sendo convidados a participar do Plebiscito acerca de uma constituinte exclusiva do sistema político.
# A consulta será realizada a contar de segunda-feira (1) e se estende até o domingo (7), dia da Independência do Brasil.
# Em Getúlio Vargas os eleitores poderão depositar seu voto em uma das duas urnas disponíveis na sede do Sutraf e da Prefeitura Municipal.
# A Justiça Eleitoral vai realizar uma eleição simulada neste sábado (3) na cidade de Erebango.
# O objetivo é testar o sistema de votação com identificação biométrica e a urna estará disponível no CRAS – Casa da Família, das 14 às 17 horas.
# O governo do município de Charrua vai lançar na próxima quinta-feira (4) uma revista com a prestação de contas das ações realizadas nos últimos 18 meses.
# O prefeito Vanderlei Simionatto (PDT) e vice-prefeito Ricardo Montagner (PT), a equipe de governo e vereadores vão receber a comunidade e a imprensa.
 Dito & Feito:
O deputado Gilmar Sossella (PDT) , presidente da Assembleia Legislativa esteve em Getúlio Vargas na noite de sexta-feira (29). Ele participou da solenidade que prestou homenagem a trinta e oito empresas e entidades que tem contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do município e região. O evento aconteceu Centro Comunitário Centenário. Dentre os homenageados o próprio município, que comemora seus 80 anos.

 

Gostou? Compartilhe