Posse do Conselhão ocorre nesta quarta-feira

Posse será às 19 horas, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF) no Campus I - Bairro São José

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A solenidade de posse dos conselheiros governamentais e não governamentais que irão compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo  o Prefeito Municipal (CDES-PF), popularmente chamado de “Conselhão”, acontecerá nesta quarta-feira (dia 07 de agosto), às 19 horas, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF) no Campus I - Bairro São José.

O CDES-PF será um órgão superior de gestão e de assessoramento direto e imediato do Prefeito Municipal, composto por gestores do governo (secretários municipais e assessores técnicos) e também por empresários, intelectuais, sindicalistas, profissionais liberais, personalidades e representantes das organizações da sociedade civil, todos convidados pelo prefeito Luciano Azevedo, com o objetivo de propor ideias e projetos que irão subsidiar a formulação das políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Passo Fundo.

Quanto a sua estrutura de funcionamento, o CDES-PF será composto pelo Plenário, pela Presidência e Vice-Presidência, pela Secretaria Executiva, pelo Comitê Gestor e pelas Câmaras Temáticas. A coordenação técnica e operacional ficará a cargo do Secretário Executivo do CDES-PF que poderá substituir o Presidente e o Vice-Presidente nas suas ausências e impedimentos. O Comitê Gestor será composto pelo Secretário Executivo do CDES-PF e por representantes da sociedade civil designados pelo Plenário. Já as Câmaras Temáticas serão definidas pelo Plenário, pelo Presidente e Vice-Presidente, pelo Secretário Executivo do Conselho sendo compostas por conselheiros e representantes da administração pública municipal.

A partir da posse dos conselheiros no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES-PF), o executivo municipal estará encaminhando imediatamente a Presidência da República a Carta de Adesão à Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômicos e Sociais e à Rede de Conselhos Econômicos e Sociais da América Latina e Caribe (CESALC). Esta Rede de Conselhos tem por objetivo se consolidar “como um ambiente de diálogo e de troca de saberes, possibilitando o conhecimento das experiências existentes e estabelecendo uma agenda comum de debates”. Esta será, portanto, uma das principais estratégias políticas do governo municipal para aperfeiçoar o diálogo e a parceria com o governo federal e estadual, e também com organismos similares internacionais.

Gostou? Compartilhe