OPINIÃO

Profissionais da maior grandeza

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Como em qualquer atividade profissional o jornalismo proporcional vivências marcantes. Algumas delas já foram compartilhadas com os leitores neste espaço. Ao longo da semana acompanho com satisfação a viagem do jornalista, escritor e fotógrafo Salus Loch pelo leste europeu. Na segunda-feira (27) ele esteve na Polônia para a programação alusiva aos 75 anos da libertação do campo de concentração, promovida pelo Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau. Ao lado de jornalistas de diferentes nacionalidades participou na cidade de O?wi?cim, nas proximidades de Cracóvia, de um encontro com mais de uma dezena de vítimas do Holocausto, E reencontrou Lidia Maksymowicz, sobrevivente do campo de concentração, a quem havia entrevistado numa viagem anterior.

 

I I

Conheci Salus Loch na segunda metade da década de 1990 na redação do extinto jornal A Voz da Serra. A primeira impressão que tive do então estudante secundarista, que se apresentou como escritor, foi a melhor possível. Sob a batuta do veterano José Adelar Ody passou a integrar a equipe de profissionais do periódico dirigido pelo saudoso Gilson Edy Carraro. Salus concluiu o ensino médio, cursou jornalismo e direito, e construiu uma sólida carreira profissional Sua coluna Olhos de Águia publicada agora no único jornal impresso na cidade de Erechim é leitura obrigatória. Ele também presta serviço de assessoria de imprensa e teve artigos publicados em revistas de circulação nacional.

 

I I I

A jornalista Andressa Colet, da Rádio Vaticano, entrevistou o colega e conterrâneo Salus Loch no último final de semana. Com o título “Vamos parar de odiar o próximo”, a entrevista pode ser lida e ouvida no site Vatican News. Integrante da primeira turma do curso de comunicação social da UPF e com pós-doutorado pela Universidade de Roma "La Sapienza", Andressa é uma profissional que orgulha a todos. Ainda antes de retornar ao Brasil, matérias com a lavra de Salus, sobre o que presenciou na Polônia, e também na visita realizada em Chernobyl, na Ucrânia, vão ser publicadas na imprensa gaúcha.

 

Curtas:

# O Plano Municipal de Saneamento Básico de Getúlio Vargas está entre as prioridades neste último ano do governo Soligo (PP) – Pasa (PP).

# O decreto federal nº 7.217/2010 estabeleceu o prazo de 2018 para que todas as cidades elaborassem seu Plano Municipal de Saneamento Básico.

# Levantamento do Ministério das Cidades realizado em 2018 constatou que de cada 10 municípios apenas três haviam elaborado seus PMSB.

# Com espetacular atraso a iniciativa busca reverter a recorrente prática de destinar de forma incorreta o esgoto sanitário, a drenagem urbana, e outros.

# É oportuno lembrar que o PMSB deve estar em acordo com outros instrumentos e planos setoriais, como o Plano Diretor do Município.

# Na terça-feira (28) o prefeito Maurício Soligo (PP) e o Secretário Municipal do Meio Ambiente Daniel Fernandez (PP) foram recebidos pelos Diretores de Expansão e Operação da Corsan.

# Na pauta do encontro realizado em Porto Alegre, a coleta e o tratamento do esgoto da cidade e o cumprimento do contrato de prestação de serviços ao município.

# A expansão imobiliária no centro e bairros de Getúlio Vargas revela o desenvolvimento da localidade, mas também cria demandas, dentre as quais o abastecimento de água e o saneamento.

# A rápida mobilização no atendimento aos torcedores do Pelotas, feridos no acidente ocorrido no Km 70 da RS-135 na noite de quarta-feira (29), merece os elogios recebidos.

# A rapidez e o número de ambulâncias da Samu, Unimed, Cidadã, entre outras, dos Bombeiros, BM. Comando Rodoviário e da Força Voluntária do Alto Uruguai e Passo Fundo foi determinante.

# O atendimento dos profissionais dos hospitais de Erechim, Getúlio Vargas e Passo Fundo garantiu a integridade dos mais de 25 feridos. Alguns com gravidade.

 

Dito & Feito

O prefeito Mário Luís Ceron (PTB), de Ipiranga do Sul, foi eleito presidente da Amau – Associação dos Municípios do Alto Uruguai. A assembleia foi realizada na tarde de quinta-feira (30) na sede da entidade em Erechim e contou com a presença dos 32 prefeitos membros.

Gostou? Compartilhe