OPINIÃO

Respeito ao carro usado!

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Por conta de falhas mecânicas constantes que acabaram gerando a fundição do motor do carro, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina condenou uma revenda de carros a indenizar o consumidor. Pelos transtornos sofridos, o consumidor receberá uma indenização por danos morais e também materiais no total de R$ 10,9 mil. O mais interessante no julgado foi o alerta dado pelo Tribunal em defesa dos carros usados. Para o Tribunal, o consumidor tem direito a ter expectativas boas em relação ao carro usado, da mesma forma que tem em relação ao carro novo. Outro fato preponderante na decisão, além de todo o desgaste de levar o carro constantemente ao mecânico, foi o fato de que a esposa do consumidor, na época dos acontecimentos, estava enferma e necessitava ser transportada regularmente até unidade de saúde em município vizinho. Sem o carro, o consumidor teve que pedir ajuda aos vizinhos.

Cadastro de reclamações do Procon RS

Em março deste ano o Procon do Rio Grande do Sul divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas entre março e novembro de 2016. Na lista, destacam-se as empresas que sofreram reclamações por parte dos consumidores. O que chama a atenção na lista é o número baixo de reclamações, apenas 263. Para um órgão estadual de fiscalização o número de reclamações é inexpressivo, o que leva a dois questionamentos: ou os consumidores não estão formalizando reclamações em relação aos defeitos dos produtos e serviços ou o órgão estadual não está conseguindo a adesão dos consumidores, estando afastado das ações de conscientização e educação para o consumo. A lista pode ser encontrada no site do Procon RS..

FRAGMENTOS

Amendoim interditado - O risco de aparecimento de câncer levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária a suspender a comercialização de um lote de amendoim da marca Produtos Paulista. Foi encontrado no amendoim alta quantidade de aflatoxina, substância tóxica e cancerígena.

RecallA Subaru e a CAOA Montadora promoverão um recall dos veículos Legacy Sedan, Outback 3.0, Tribeca, Forester S e XT e Impreza Hatch, WRX e WRX/STi. O problema identificado envolve a bolsa airbag do passageiro dianteiro, que deverá ser substituída. O componente é fabricado pela japonesa Takata. Já foram confirmadas 10 mortes no exterior por causa dos airbags da Takata. A Honda e a Toyota também estão fazendo recall para substituir airbags da mesma marca.

FRANQUIA DE BAGAGEM - A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados está debatendo esta semana a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que autoriza a venda de franquia de bagagem de forma separada da passagem aérea. A resolução permite que as companhias de transporte aéreo passem a cobrar pelas bagagens despachadas em aeroportos. A medida só não entrou em vigor por que foi suspensa pela justiça por meio de liminar.

Gostou? Compartilhe