Serviço de Controle de Infecção do HSVP é premiado em evento de Gramado

Por
· 1 min de leitura
Profissionais foram premiados em dois trabalhos científicos

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo participou do XII Sul Encontro de Controle de Infecção, realizado de 24 a 27 de maio, em Gramado. Com participação importante no principal encontro da área, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar apresentou três trabalhos, sendo que dois foram premiados.

Na categoria de apresentações orais classificou-se entre os 12 melhores, com o trabalho “Evolução do Consumo de Antimicrobianos e Perfil de Resistência Bacteriana em um Hospital Escola”, apresentado pela farmacêutica Lidiane Riva Pagnussat que também foi autora junto de Siomara Regina Hahn, Gilberto da Luz Barbosa, Natália Freddo e Marivalda Oliveira. Na categoria de pôsteres classificou em 3º lugar com o trabalho “Precaução de Contato em Pacientes com Bactéria Multirresistente: Check List das Recomendações do Serviço de Controle de Infecção”, apresentado pela enfermeira Barbara Dias Barbosa, que também foi autora junto de Lidiane Riva Pagnussat, Fabrine Ceron, Ana Paula Vivan Duz, Gilberto da Luz Barbosa e Rafael Dache. Ainda foi selecionado para apresentação o pôster “Padrão de Uso de Antibiotioprofilaxia Intraparto na Prevenção de Sepse Neonatal Precoce por Streptococcus do Grupo B”, de autoria de Lidiane Riva Pagnussat, Gilberto da Luz Barbosa, Gabriela Spessatto, Carolina Scortegagna de Conti, Rafaela Vanzin e Luana Pretto.

O médico infectologista coordenador do SCIH, Dr. Gilberto da Luz Barbosa participou do programa científico como palestrante em duas mesas de discussão. A temática de uma das mesas abordou o “Uso de Antibióticos Profiláticos em Cirurgia na Era da Multirresistência”, e na outra mesa apresentou o tema “Quais são os Melhores Métodos de Controle de Antibióticos na Prática”.

Conforme avaliação de Barbosa, o evento trouxe múltiplos tópicos sobre o controle de infecção, tendo como principal foco o crescente desenvolvimento de bactérias multirresistentes em todo mundo, com repercussões importantes no país. “O encontro enfatizou a preocupação com a necessidade de redução do uso de antibióticos não só como tratamento de infecções na área médica, como também a necessária restrição do uso em animais, direcionado para tratamento e alimentação”, mencionou.

Gostou? Compartilhe