Seminário para qualificar artesanato gaúcho acontece em Passo Fundo

Seminário Artesão em Foco, que ocorre ao longo do ano, chega em Passo Fundo dia 24 de outubro

Por
· 2 min de leitura
Eventos regionais buscam impulsionar a comercialização do artesanato produzido no Estado

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) irá promover o seminário Artesão em Foco em 12 cidades gaúchas, de maio a novembro de 2019, em parceria com a Emater. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, nas Agências FGTAS/Sine dos municípios que irão sediar os eventos.

 

De acordo com a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato, Marlene Garcia, o seminário é importante para promover a qualidade do artesanato produzido no RS, por meio da divulgação do que é ou não considerado artesanato, segundo os governos estadual e federal, e a legislação da atividade. Além disso, o seminário irá servir de fórum para discutir a profissão de artesão, estimular a formação de grupos de produção, impulsionar a comercialização e contribuir para a qualificação, atualização e valorização do artesão e de sua produção.

 

O evento abordará ainda temas como Carteira do Artesão, nota fiscal, previdência, microcrédito, cooperativismo/associativismo, empreendedorismo/gestão, relação do artesanato com turismo, formação de preços, artesanato como patrimônio imaterial, desenvolvimento do produto e inovação, estratégias de vendas, exposição do produto, reciclagem e artesanato e marketing digital.

 

A coordenadora estadual de artesanato da Emater, Ivanir Santos, destaca que a instituição utiliza “a legislação e os conceitos do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) para orientar os artesãos do meio rural, por isso a realização de seminários em parceria com a FGTAS irá possibilitar o compartilhamento de informações corretas de interesse do público-alvo da instituição”.

 

O evento é uma iniciativa do PGA, que incentiva a profissionalização e incentiva a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

 

Histórico

Em 2018, foram realizados 11 seminários nos municípios de Santiago, Santa Maria, Gramado, São Jerônimo, Bagé, São Leopoldo, Capão da Canoa, Camaquã, Alegrete, Santana do Livramento e Porto Alegre. Ao todo, 617 pessoas assistiram palestras sobre legislação e políticas públicas de fomento ao artesanato, empreendedorismo, gestão, criação de produto e relações entre artesanato e identidade regional. Os eventos contaram com o apoio de instituições como Sebrae, Senac, Emater-Ascar, Embrapa e prefeituras.

 

Confira as datas e os locais dos eventos:

02/5 – Ijuí
14/5  Santa Maria
22/5  Santana do Livramento
12/6  Vera Cruz
04/7  Rio Grande
26/9  Giruá
11/10  Travesseiro
24/10 – Passo Fundo
31/10  Frederico Westphalen
06/11  Vacaria
20/11  Capão da Canoa
26/11  Porto Alegre

Gostou? Compartilhe