Sessão Plenária no CTG

Aprovado projeto de lei que altera dispositivos do Sistema Municipal de Cultura

Por
· 2 min de leitura
Crédito:

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O palco de dança do CTG Dom Luiz Felipe de Nadal esteve movimentado na tarde de segunda-feira (16). Em homenagem aos Festejos desta Semana Farroupilha, o Centro de Tradições Gaúchas cedeu seu espaço aos vereadores e a comunidade presentes na Sessão Plenária Especial para o debate de expedientes, promovido pela Câmara de Vereadores do município.

 

A Coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi explica que a Sessão Plenária Especial “foi uma semente plantada em 2015, em virtude da dificuldade em renovar o contrato de comodato da Sede da 7ª Região na época, o que representou uma oportunidade para renovar com uma Entidade Tradicionalista, sendo a escolha do local decidida pela data cronológica de fundação, possibilitando a comunidade participar das sessões da câmara, assim como o Poder Legislativo conhecer a situação das Entidades.

 

Cultura

Além do protocolo cumprido em celebração aos Festejos Farroupilha, no decorrer Sessão houve aprovação do Projeto de Lei nº 000065/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal, que altera dispositivos da Lei Ordinária nº 5.183/2016 do Sistema Municipal de Cultura.

 

As mudanças propostas visam a melhoria em pontos como estrutura, organização, gestão, recursos humanos, financiamento, entre outros. Uma das determinações da proposta dispõe sobre a retirada da Fundação Passo Fundo de Turismo (Passotur) do Conselho Municipal de Política Cultural de forma oficial, pela razão desta não mais existir, sendo substituída pela Secretaria de Administração.

 

O projeto também determina a composição do conselho em 20 representantes, sendo um titular e um suplente de cada uma das pastas integrantes do órgão. Conforme destacou o Líder do Governo na Câmara, vereador Ronaldo Rosa, os pontos propositivos do projeto pelas alterações determinadas terá seus trâmites mais agilizados, otimizando análises de projetos fomentando ações culturais no município.

 

Homenagem aos Cavaleiros do Planto Médio

Durante a Sessão foi entregue uma placa de honra ao mérito ao Grupo Cultural Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio como reconhecimento pela cavalgada na condução da Chama Crioula, tendo sido mais de 6 mil km percorridos. O Grupo representa a 7ª Região Tradicionalista, que compreende 42 municípios e 104 Entidades.

 

O Patrão dos Cavaleiros, Gilberto Zanin de Souza destaca que “como pauta do grande expediente desta sessão, esse reconhecimento veio coroar nossos 15 anos de cavalgada e nossa atual ronda com o serviço de 1.154 cafés, a partir do Projeto Café de Chaleira, o que representa um orgulho e uma responsabilidade muito grande”.

 

Orador da Sessão o Vereador, Leandro Rosso responsável pelo debate dos expedientes, enfatiza que “é a 5ª vez que a Câmara vem até os CTG´s para valorizar o movimento tradicionalista que está crescendo, com o segmento de famílias, crianças e, principalmente mulheres declamadoras e cantoras”.

Gostou? Compartilhe