Sol, chuva, calor e frio no mesmo dia

Instabilidade deve permanecer na região até a próxima semana. Condições meteorológicas só devem mudar em agosto

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Glenda Mendes/ON

A quarta-feira (21) amanheceu com temperaturas baixas, situação que permaneceu até, pelo menos, às 10h. Em seguida, o clima começou a ficar mais quente e o sol apareceu. Estas condições de variação também provocaram ventos fortes e chuva. Com isso, a quarta-feira foi de sol, chuva, calor e frio, tudo antes mesmo do anoitecer.
"A máxima na tarde de quarta-feira chegou aos 25ºC. Desde o dia 7 que não tínhamos uma temperatura tão alta", conta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo. "Em 20 minutos tivemos uma ameaça de temporal. O vento, das 14h40 às 15h10, foi de 56 a 65 quilômetros por hora, o que assustou muitas pessoas", comenta Sampaio. A velocidade dos ventos chegou ao nível moderado

Ventos chegaram a moderado
Tantas condições meteorológicas em um só dia foram causadas justamente pelos ventos. "A mudança da direção do vento, que passou de quadrante sul para direção norte, trazendo calor do centro do país em direção ao Rio Grande do Sul fez com que acontecesse um choque com o ar frio que tínhamos até as 10h. Essa elevação de temperatura foi o que ocasionou esses ventos, e partir das 17h tivemos pancadas de chuva de intensidade forte", salienta Sampaio.
O observador salienta que até o final do mês de julho as condições climáticas de variação e chuva devem permanecer. "Até o final do mês a área de variação tende a continuar. Teremos um dia ou dois, no máximo, de sol e os demais de chuva", destaca.

Previsão

* Quinta-feira (22 de julho)
Dia amanhece instável com chuva. Temperatura mínima de 9ºC e máxima de 15ºC.
* Sexta-feira (23 de julho)
Devido a uma frente fria que volta a entrar na região na sexta-feira, o dia pode se iniciar com formação de nevoeiro ou garoa, mas ficando parcialmente nublado a claro no decorrer do período. Temperaturas entre os 3ºC e os 14ºC.
* Sábado (24 de julho)
Volta da área de instabilidade, fazendo com que o dia continue instável, podendo ter pancadas de chuva em alguns momentos de forte intensidade. Temperaturas entre 6ºC e 18ºC.
* Domingo (25 de julho)
Continua a instabilidade, mas temperaturas da madrugada estarão mais altas. Termômetros ficam entre 14ºC e 21ºC.
* Segunda-feira (26 de julho)
Amanhece ainda nublado, passando a parcialmente nublado no decorrer do período. À tarde começa a atuar na região uma massa de ar de origem polar e deve derrubar novamente as temperaturas, que ficam entre 6ºC e 15ºC.
* Terça-feira (27 de julho)
Tempo muda um pouco, podendo ter até formação de geada. A mínima fica entre 0ºC e 3ºC. E as máximas, entre 12ºC e 14ºC, mas sem chuva.

Gostou? Compartilhe