OPINIÃO

SUSAF

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

As pessoas me perguntam o porquê falar e escrever tanto sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, o tão falado SUSAF. Não consigo entender o que impede Passo Fundo de cadastrar os nossos lacticínios e com isto garantir a venda dos produtos produzidos em Passo Fundo em todo o estado. Vai proporcionar mais vendas e com isto mais empregos e renda para pequenos empresários.

SUSAF II
Sabemos que a situação não é fácil e a legislação tem sido rígida a nível de país e Estado, mas também sabemos que Vila Maria, Tio Hugo, Marau e Erechim são cidades próximas que estão há muito tempo com SUSAF e SISBI, ou seja, autorizadas a venderem seus produtos para as cidades de todo o país. Precisamos urgente que este quadro seja revisto e isto tem demorado pela burocracia e também falta de empatia com a situação destes empresários.

SUSAF III
Precisamos sim investir e apoiar grandes empresas, mas inevitável valorizar e olhar para pequenas empresas, pois são elas que mais geram empregos e mantem nossa economia em momentos fortes de crise. Não olhar, reconhecer, agir para mudar esta realidade é passível de críticas e hoje vemos em todo o país o descaso com as pequenas empresas.

Centro Dia do Idoso
Temos hoje uma realidade triste no Brasil, por um lado positivo aumenta a população da terceira idade e isto é positivo, mas também temos o abandono destes idosos e a situação crítica do tratamento na saúde pública para os mesmos. Idosos abandonados pelas famílias e também pelo Estado, alguns saqueados financeiramente pelos filhos e netos e outros em cárcere privado e vivendo o abandono.

Centro dia do Idoso II
Hoje mais de 40% dos idosos sofrem quedas e isto acaba levando a morte e outros por falta de medicamentos certos e nos horários corretos acabam por ter AVC e isto leva a outros sérios problemas. Cuidadores não preparados e familiares impedidos de poder cuidar devidos os afazeres profissionais.

Centro dia do idoso III
Espaços que os idosos fiquem durante o dia e retornem aos seus lares a noite e finais de semana são a solução e certamente, além da qualidade de vida aos idosos, determinarãoa solução que muitas vezes acaba levando a depressão. O debate que o governo federal provocou sobre a adoção de idosos é positivo pois fará que a sociedade olhe para este problema e encontre uma solução, colocando fim na atual situação dos nossos pais e avós. 

Cristo Rey 
O Residencial Cristo Rey, estará em abril deste ano inaugurando o primeiro Centro Dia em Passo Fundo e especializado para atender idosos nos turnos da manhã e tarde. Será disponibilizado para os idosos além de cuidadores, enfermeiro, técnico de enfermagem, cozinha, preparador físico,entre outros profissionais que garantem a alimentação, remédios em horários corretos, orientações para manter a qualidade de vida, evitar quedas e se manterem ativos. Gicella Paetrorius Mello, enfermeira padrão, destaca que o projeto é de garantir para os idosos um espaço adequado para passarem seu dia com várias atividades e às suas famílias a tranquilidade que estão muito bem cuidados.

Gostou? Compartilhe