OPINIÃO

Teclando

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Senhores passageiros
Enfim, voltarão os voos diretos entre Passo Fundo e Porto Alegre. A Azul anunciou a retomada a partir de agosto. Ainda não informaram se teremos uma ou duas frequências diárias. Também no final de agosto retorna ao horário normal o voo da Azul, que chega a Passo Fundo às 22h40 e decola para Campinas no dia seguinte às 06h35. Essas alterações estão diretamente relacionadas às condições climáticas, para evitar onerosos e incômodos cancelamentos. Mas, agora, o importante é saber que teremos a opção de ligação aérea com a Capital. Mérito de todos que entraram nessa briga como Prefeitura, Acisa e UPF. Cruzar os braços não resolve. Quem não chora, não mama. O berreiro de Passo Fundo ecoou e voltaram os olhos para o Norte do Estado. Foi um choro por uma causa justa. Avião para Porto Alegre não é luxo. É uma necessidade.


Viagem difícil
Parece que a ligação entre Passo Fundo e Porto Alegre tem uma urucubaca. De avião, depois dos DC-3, a Varig operou por pouco tempo com o Avro e encerrou as operações em Passo Fundo. Anos mais tarde a Rio Sul, subsidiária da Varig, retomou o serviço. Acabou a Varig, nova interrupção. Depois a NHT nem disse a que veio. Chegou a Azul, deu uma parada e está voltando. De ônibus, literalmente, sempre foi muito devagar. Nos anos 1970, a maioria dos municípios era servida por carros com toalete a bordo. Exceto na nossa região. O ar-condicionado também chegou atrasado. Pelos trilhos Uruguaiana usufruiu, por uns 15 anos, da composição Ganz-Mavag - o confortável Trem Húngaro. Por poucas semanas o maravilhoso trenzinho andou por aqui. Mas logo acabaram com nosso brinquedinho.


Aeroportos gaúchos
O Aeroporto Lauro Kourtz está entre os mais movimentados do Rio Grande do Sul. Aqui operam as empresas Avianca e Azul que, a partir de agosto, oferecerão quatro ou cinco voos diários. É muito interessante observar que, além do Salgado Filho em Porto Alegre, a Infraero administra outros três aeroportos no RS. Pelotas e Uruguaiana, ambos com apenas um voo da Azul para Porto Alegre, e Bagé que não opera voos comerciais regulares. E ainda são aeroportos homologados para voos internacionais. Enquanto isso aqui no norte gaúcho não contamos com toda essa infraestrutura. Será que vivemos numa área esquecida, num território preterido?



Trilha sonora

Praticamente nascido dentro de um cinema, Ivo de Andrade Sousa administrou por décadas o Cine Teatro Pampa. Conhece muito sobre filmes e é um apaixonado pelo estilo western. Entre seus filmes prediletos está o clásico Era Uma Vez no Oeste, de Sergio Leone. O tema do filme com Dulce Pontes e Ennio Morricone: Your Love.

 

Gostou? Compartilhe