OPINIÃO

Telhado de vidro

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Na primeira sessão do ano na Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, ocorrida no quinto dia de fevereiro, cinco dos nove vereadores utilizaram o pequeno expediente para se manifestarem acerca dos escândalos de corrupção que envolve o Governo Federal. Os vereadores Daniel Fernandez, Nelson Rogalski e Elói Nardi, do PP, e os colegas Amilton Lazzari e Eliton Andretta, do PMDB, também falaram da difícil situação da economia brasileira. Afirmaram que 2015 será um ano difícil, apontando os aumentos de tarifas, impostos e combustíveis como os primeiros sintomas, que impulsionam o aumento dos alimentos e da inflação.

I I

Coube ao vereador Nilton Scariot, o único representante do PT com assento na Câmara instalada na esquina da Av. Borges/Rua Ir. Gabriel Leão fazer a defesa do governo da presidenta Dilma (PT) e do vice Michel Temer (PMDB). Longe da zona de conforto vivida pelos integrantes do partido da estrelinha vermelha, que num passado recente desfrutaram dos altos índices de aprovação do governo da União, Scariot respondeu aos colegas da casa legislativa o que tem sido dito na imprensa: os ajustes são necessários para o equilibro da economia. É preciso lembrar que o PMDB e o PP integram a base de apoio ao governo no Congresso e ocupam ministérios, diretorias de estatais e autarquias.

I I I

Conhecido por sua postura moderada, Nilton Scariot talvez tenha ficado constrangido em pautar os 35 anos de fundação do PT, completados no dia 10 de fevereiro. Poderia ter feito o registro que seu partido foi fundado no município de Getúlio Vargas no ano de 1985, há exatos 30 anos. Nem ele tão pouco o ex. prefeito Dino Giaretta, de quem não se ouviu mais falar desde o final do governo Tarso Genro (PT), integraram a comissão provisória da sigla. O primeiro presidente do partido, Elói Chaves, faleceu há anos e muitos daqueles que trabalharam na construção do PT local, que disputou três eleições antes de eleger o primeiro prefeito no ano de 2000 abandonaram a militância.



Curtas:

# A Cotrijal está prestes a assinar o contrato de aluguel de um imóvel que abrgava o armazém de recebimentos de grãos da Sementes Estrela, em Estação.

# Conforme se ouviu na rádio corredor, o conselho da cooperativa que tem sua sede na cidade de Não-Me-Toque, visiou o local e autorizou o negócio.

# O prefeito Milton Cantele (PMDB), de Campinas do Sul, foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau).

# Dentre os desafios da entidade que agrega 32 municípios da região Norte do RS os problemas que envolvem a saúde e a infraestrutura.

# Integrante do mesmo partido do governador José Ivo Sartori, o presidente da Amau será pressionado para exigir do governo do Estado o pagamento dos repasses atrasados a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, de Erechim.

# Outra demanda que se arrasta desde sempre, envolve investimentos na recuperação das rodovias de toda a região.

# O vereador Fernando Barp (PCdoB), presidente da Câmara de Erechim recebeu na manhã de quinta-feira (12) o colega vereador Alex Necker (PCdoB), de Passo Fundo.

# Acompanhado do assessor do deputado estadual Juliano Roso, André Tonet Ponciano, o encontro teve por objetivo aproximar o mandato dos vereadores, integrando ações e troca de experiências.

# Na oportunidade foi apresentado aos visitantes o Centro de Artes e Esportes Unificado de Erechim (CEU).

# A estrutura do CEU é abriga biblioteca, sala multiuso, sala de ballet e dança, quadras esportivas, academia ao ar livre, pista de skat, bem como o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

#O vereador anfitrião revelou que a comunidade pode utilizar o espaço todos os dias, inclusive nos finais de semana, servindo de inclusão social e de auxílio na formação,

# Passo Fundo está contemplado com recursos para construção de um CIE – Centro de Iniciação ao Esporte, que irá abrigar 22 modalidades olímpicas e paraolímpicas, e será construído no bairro Santa Marta.

Dito & Feiro:

Os vereadores da Câmara de Getúlio Vargas aprovaram a solicitação do colega Daniel Fernandez (PP) para o envio de correspondência a professora Zenaide D’Agostini Bazzotti (PDT). Na missiva, o convite para que a titular da 15ª Coordenadoria Regional de Educação visite com brevidade as escolas Antônio Scussel e Padre Manoel da Nóbrega, que se segundo o vereador progressista estão em precárias condições, com risco a saúde e a segurança da comunidade escolar. Cerca de mil estudantes estão matriculados nos dois educandários mantidos pelo Estado do RS e localizadas no centro de Getúlio Vargas.

Gostou? Compartilhe