OPINIÃO

Trabalho e diálogo

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Trabalho e diálogo

Pelo menos 150 prefeitos gaúchos que poderiam buscar um segundo mandato consecutivo na eleição de dois de outubro declinaram da possibilidade. Os números são da Famurs, entidade que representa os 497 municípios da unidade da federação mais meridional do Brasil. Dentre as motivações a crise econômica que assola as prefeituras, os governos estaduais e da união, a redução dos índices do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS. Dos três atuais prefeitos da 70ª Zona Eleitoral que poderiam se candidatar apenas o de Ipiranga do Sul se habilitou.

II

Eleito com 930 votos, 51,50% dos válidos, Mário Luiz Ceron (PTB) estreou na política em 2012. Com uma estreita margem de onze votos sua vitória quebrou a hegemonia de 24 anos de administrações do PMDB. A coligação do PTB e PP ocupa na atual legislatura quatro cadeiras e a oposição cinco. Para a próxima (2017 – 2020) a situação se inverte e o executivo terá a maioria na Câmara. Afeito ao diálogo e o trabalho em equipe o prefeito reeleito foi por dezessete anos colaborador do Sicredi Estação.

III

O orçamento previsto para 2017 será de R$ 14 milhões. Com pouco mais de cem servidores e um número enxuto de cargos em comissão, a folha de pagamento absorve em média 44% do orçamento, 10% abaixo dos 54% previstos na LRF. O prefeito credita a sua equipe de governo, formada pelo vice-prefeito Marco Antônio Sana (PTB), os oito secretários, e os servidores municipais o sucesso da administração. A população de 1.944 habitantes (censo de 2010) conta com serviços públicos de excelência. Investimentos nas áreas da saúde, educação, assistencial social e infraestrutura colocam Ipiranga do Sul no ranking dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

IV

Integrante Comissão Pró BR-153 e BR 285, o prefeito de Ipiranga do Sul representa 49 municípios das regiões dos Coredes Norte e Produção. O abaixo assinado lançado nesse ano durante a Abertura da Colheita da Soja recebeu mais de vinte mil adesões. Em outubro os integrantes da Comissão, presidida pelo Reitor da UPF José Carlos Carles de Souza, protoclou no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil o abaixo assinado e um dossiê das ações empreendidas. Cópias foram entregues aos 31 deputados federais e os três senadores da bancada gaúcha. Otimista, acredita na pavimentação da Transbrasiliana entre Erechim e Passo Fundo, iniciativa que será determinante para o incremento da economia na região.

Curtas:

# A adoção temporária de turno único no período final do ano vem sendo adotada por alguns municípios com o objetivo de economia.

# Em Estação, mais uma vez o governo do município tentou adotar a medida sem sucesso.

# Na sessão do dia sete de novembro o projeto enviado pelo prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) foi rejeitado pela maioria dos votos.

# Colocado em discussão pelo vereador Lírio Centofante (PDT), presidente da Câmara, nenhum de seus pares quis se manifestar sobre a matéria.

# O Grupo Atmosfera de Comunicação lançou na quinta-feira (24) sua primeira edição do jornal impresso.

# O novo veículo de comunicação, que terá cinco edições semanais, surge no embalo do sucesso do portal de notícias Atmosfera Online.

# Dentre os jornalistas que integram a equipe estão Edson Castro, Maitê Smaniotto, José Adelar Ody e Edson Machado da Silva.

# Neste segundo semestre um jornal diário, com mais de 30 anos de circulação, fechou as portas na maior cidade do Alto Uruguai.

# Uma audiência pública para tratar do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos esta programada para o dia seis de dezembro.

# O encontro, que será realizado às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, é um dos requisitos para que o município tenha acesso aos recursos da União.

# Os investimentos devem ser aplicados no custeio da limpeza urbana e no manejo de resíduos sólidos.

Dito & Feito:

O prefeito Vanderlei Simionatto (PDT) protocolou junto ao Daer, em Porto Alegre, solicitação para a conclusão do projeto de asfaltamento da ERS-430, trecho entre Charrua e Tapejara. Acompanhado do deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), o prefeito de Charrua foi recebido pelo diretor geral da autarquia, Rogério Brasil Uberti no início desta semana.  Simionatto justificou que a via faz parte da ligação Norte/Serra, uma rota alternativa entre Getúlio Vargas e a RS 324 (Casca), passando pelos municípios de Charrua, Tapejara, Água Santa, Gentil, e Santo Antônio do Palma.

Gostou? Compartilhe