Tradições eslovacas em cena

Grupo Folclórico FS Váh chega a Passo Fundo na próxima semana para participar do XIV Festival Internacional de Folclore

Por
· 1 min de leitura
Ao todo, 74 grupos devem participar desta edição do festival

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Carregando músicas, danças e trajes típicos da Eslováquia, o Grupo Folclórico FS Váh integra a rica programação da décima quarta edição do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. O evento acontece de 17 a 25 de agosto, com apresentações em toda a cidade. De acordo com a programação oficial (disponível no site festivalpf.com.br), os artistas eslovacos devem participar de pelo menos 14 atividades ligadas ao evento.


Os ingressos para as atrações pagas começam a ser vendidos nesta segunda-feira (13), no Parque da Gare, e os valores variam entre R$ 15 e R$ 20. Há ainda opção de meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos, mediante apresentação de documento que comprove a condição. O festival é realizado pela Prefeitura de Passo Fundo e a Associação de Organizações de Festivais Folclóricos (AOFFERS), com as chancelas internacionais do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos (CIOFF), a Federação Internacional de Festivais de Dança (FIDAF) e a Federação Brasileira de Artes Populares (FEBRARP).

 

O grupo
Fundado em 1979, na cidade de Liptovský Mikuláš, na Eslováquia, o Grupo Folclórico FS Váh é formado, em sua maioria, por estudantes de ensino médio e de graduação, vindos principalmente de Liptovský Mikuláš e de cidades das regiões vizinhas. Em seu trabalho artístico, o grupo tem como foco a interpretação idiomática do folclore da parte centro-norte da Eslováquia, a região Liptov.


FS Váh é considerado um dos melhores grupos de folclore do meio, graças à sua interpretação artística e idiomática do folclore e patrimônio imaterial. O grupo é específico por sua própria escolha de manter o folclore autêntico, assim como usar os trajes folclóricos originais da região de Liptov. Graças à liderança profissional (pedagogos da dança e coreógrafos), o FS Váh é capaz de, além das performances de palco, organizar oficinas e escolas de dança também, onde ensinam danças folclóricas básicas de várias regiões da Eslováquia, assim como a cultura tradicional.
O grupo apresenta o resultado do seu trabalho e a arte do folclore ao mundo todo e coleciona diversos prêmios de competições acadêmicas, nacionais e internacionais de coreografias e dançarinos solistas. Além disso, é um participante regular de festivais na Eslováquia e já participou de festivais em países como Hungria, Polônia, Suécia, República Tcheca, Itália, Sicília, Alemanha, França, Bélgica, Portugal, Espanha e Brasil.

Gostou? Compartilhe