OPINIÃO

Turismo em foco

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A inclusão do município de Sertão, no Mapa do Turismo do Rio Grande do Sul foi abordada na última terça-feira (21), durante reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado. De igual modo a obtenção de recursos, seja estadual ou federal, para investimento em projetos de turismo e apoio para atração de investidores para o desenvolvimento do setor no município. O prefeito Edson Luís Rossatto (MDB) e o secretário municipal da Administração Edinei Rodrigues Pavão, foram recebidos por Leonardo Dorneles e Alexandre Roman, Diretor Geral de Turismo e adjunto, respectivamente.

A indústria sem chaminé

Experiência bem sucedida ocorre com o roteiro de turismo rural Fé, Cultura e Tradição, em Getúlio Vargas. Há alguns dias treze pessoas participaram de uma visita técnica pelo roteiro, que inclui a Igreja Matriz Imaculada Conceição, Cooperativa de Erva-Mate, Associação de Apicultores, e três propriedades rurais. Após o roteiro de um dia, o grupo retornou para Floriano Peixoto convencido da viabilidade da criação de um projeto local de turismo rural. Em Barão do Cotegipe, o Comitê Regional de Turismo do Polo Ervateiro do Alto Uruguai realizou sua primeira reunião. Ainda neste primeiro semestre será anunciada a Rota Turística da Erva-Mate, que terá como parceiros Erechim e Áurea.

Obras na cidade e interior

A equipe da Secretaria de Obras do município de Estação, que tem como titular Moacir Duarte vem trabalhando em diversas frentes. No último trimestre do ano passado as estradas do interior receberam melhorias como alargamento, cascalhamento, reforma de pontes e pontilhões, entre outras. O largo da Estação Ferroviária recebeu pavimentação asfáltica. No início desta semana, foram colocadas mais de meia centena de tubos nas proximidades do trevo de entrada na cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais. O histórico prédio da Estação Ferroviária, que neste ano completa 110 anos, passou por uma ampla reforma e deverá ser reinaugurado no mês de abril, quando das comemorações do 32º aniversário de emancipação do município. 

Curtas:

# O diretório municipal do MDB de Getúlio Vargas, presidido por Leandro Slaviero, promoveu há alguns dias um encontro com filiados e lideranças.

# Na pauta do encontro, que não contou com a presença da imprensa, a eleição municipal de quatro de outubro.

# A conjuntura política local, a atuação da bancada de vereadores, e as possíveis alianças e nomes para a eleição majoritária e proporcionais estiveram no centro dos debates.

# Um integrante da ala histórica do MDB, revelou que o voto favorável dos três vereadores do MDB ao aumento dos subsídios para os integrantes da nova legislatura, foi tratado durante a reunião e recebeu críticas.

# A última vitória do MDB em Getúlio Vargas ocorreu no pleito de 1992, quando da eleição de Aldino Beledelli a prefeito e Júlio Jorge Oleksinski a vice-prefeito.

# Os nomes dos pré-candidatos do MDB ao passo municipal instalado no antigo Juvenato Imaculada Conceição estão sendo guardado a sete chaves.

# O presidente da comissão provisória do PSL de Getúlio Vargas não confirma que ele esteja em fase de extinção.

# Diferentemente do que vinha se alardeando pela rádio corredor, toda a documentação já foi enviada para a comissão executiva da sigla para revalidação do registro junto ao TRE/RS.

# O advogado Ramão Pedroso do Prado, presidente local do PSL informou que no dia 11 de janeiro foi realizada a ultima reunião com dirigentes e filiados.

# E ainda, que há pelo menos três nomes em condições de disputar a eleição para prefeito de Getúlio Vargas.

# Do mesmo modo, a sigla deve apresentar candidatos ao legislativo municipal e anunciar até março a relação de novos filiados.

# Após as férias o prefeito Orlei Giaretta (MDB) reassumiu na manhã de quinta-feira (23) o executivo de Floriano Peixoto.

# No período o vice-prefeito Odacir Malacarne (PDT), esteve à frente da administração municipal.

# A Câmara de Vereadores de Floriano Peixoto realizou sessão extraordinária na segunda-feira (20).

# Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei, em que o executivo ratifica termo de cooperação do executivo com o governo do Estado para compor o Sistema de Segurança Integrada.

# Na mesma sessão, presidida pela vereadora Liane Ládia Karpinski (PT) entrou em pauta o foi aprovado o projeto que autoriza o município a firmar contrato de rateio com o Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai.

# A primeira sessão ordinária de 2020 do legislativo florianense será realizada no dia seis de fevereiro, às 19 horas. 

Dito & Feito:

O deputado estadual Ernani Polo (PP) será o presidente da Assembleia Legislativa no ano de 2020, o segundo da atual legislatura. A posse está marcada para o dia 03 de fevereiro, já que até o dia 31 de janeiro o parlamento gaúcho está de recesso. O prefeito Maurício Soligo (PP) deverá participar da solenidade de posse do amigo e correligionário. Quando estava a frente da Secretaria de Estado da Agricultura, no governo passado, Ernani Polo se hospedava na casa da família Soligo sempre que visitava o município e a região.

 

Gostou? Compartilhe