OPINIÃO

Um longo caminho a ser percorrido

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O turismo foi à pauta central da reunião almoço dos diretores da Accias na terça-feira (30). Para falar sobre o tema foi convidada a senhora Maria Vanda Krepinski Groch. Com uma vasta experiência acumulada ao longo dos últimos vinte e cinco anos, a Coordenadora do Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos enfatizou o potencial do Alto Uruguai. Ela falou acerca do Projeto Ipê e Azaléia - Colorir Caminhos, que foi o tema central do último Fórum realizado recentemente em Erechim.

I I

Diferentemente de outras regiões do RS onde o turismo se consolida como 
importante atividade econômica, a região norte do RS não consegue avançar. Com exceção de Marcelino Ramos e Três Arroios, que mantém seus balneários de águas termais em funcionamento o ano todo, os atrativos existentes na região são pouco conhecidos. A falta de um projeto integrado para o setor entre os municípios pode ser apontado como um entrave.

I I I

Exemplo a ser seguido vem dos Campos de Cima da Serra. Na pequena Cambará do Sul e cidades próximas como São Francisco de Paula e São José dos Ausentes, a natureza selvagem e seus invernos gelados tem atraído turistas. O número de hotéis, pousadas, restaurantes cresce com o comércio. Objetivando ampliar os atrativos, dentre os quais a beleza de seus cânions da Serra Geral e Aparados da Serra, já está sendo oferecido o Roteiro dos Quintais, que coloca o visitante diante da realidade dos hábitos do gaúcho serrano.

I V

Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto Uruguai vêm tratando do tema há bastante tempo. O suporte dos governos do Estado e da União poderia contribuir. Os gestores municipais e os dirigentes das 
entidades empresariais tem no SEBRAE um forte aliado, com cases de sucesso em todo o RS e o país. A palestra na reunião da Accias provocou inúmeras reflexões e o tema deverá entrar definitivamente na ordem do dia. O curso de Turismo da Faculdade Ideau, que já formou inúmeras turmas, também pode contribuir para pavimentar o caminho.

Curtas:


# O Ministério da Educação anunciou que o município de Erechim vai oferecer 55 vagas para o curso de Medicina por ano.

# A maior cidade do Alto Uruguai está entre as 39 de diferentes regiões do 
país selecionadas pelo governo federal para ofertar o curso.

# Para determinar o número de vagas oferecidas foi levada em consideração a estrutura de equipamentos e programas de saúde SUS.

# O edital para a seleção da instituição de ensino superior que será 
responsável pelo curso de Medicina em Erechim será lançado no dia 22 de 
outubro.

# A expectativa é de que o vestibular de Medicina deva acontecer já no 
primeiro semestre de 2015.

# Profissionais de imprensa e os veículos de comunicação já receberam o convite para o Café da Manhã que a Imed está oferecendo na manhã de quarta-feira (8) no Restaurante Casa Rosada do Vila Vergueiro Hotel.

# Na oportunidade  a direção da instituição de ensino superior de Passo Fundo, que está completando uma década, vai apresentar os diferenciais do curso de Medicina que passará a ser oferecido.

Gostou? Compartilhe