OPINIÃO

Uma jornada de quatro anos

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Os primeiros três dias úteis do ano para os prefeitos eleitos e reeleitos para os próximos quatro anos foram de muito trabalho. Muitos deles encerraram o turno único, como foi o caso dos municípios Ipiranga do Sul e Sertão. Dos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral apenas Pedro Paulo Prezzotto (DEM) e Vilson Babicz (PT), prefeitos de Getúlio Vargas e Floriano Peixoto, respectivamente, disputaram um segundo mandato consecutivo e se reelegeram. Mesmo assim, promoveram algumas mudanças na equipe de governo.
 
I I
O 1º escalão do prefeito Prezzotto teve mudança na pasta das Obras e Chefia de Gabinete. Conforme havia sido antecipado pela coluna, o empresário Sérgio Batista Oliveira de Lima assumiu a Secretaria de Obras e o vereador Vilmar Soccol (PTB) o posto deixado pelo ex. prefeito Darcy José Peruzzollo (PP). O governo do prefeito Babicz, que pela quarta vez assume a prefeitura de Floriano Peixoto, nomeou apenas José Mario Rigo, para a secretaria da Administração. A equipe completa será formada ao longo do mês de janeiro, após consulta aos partidos coligados.
 
I I I
A solenidade de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito de Ipiranga do Sul foi realizada na manhã de segunda-feira (31). O salão do Esporte Clube Ipiranga foi decorado com as cores do PTB, partido do prefeito e vice-prefeito eleitos. Desde a emancipação do ex. distrito de Getúlio Vargas está é a primeira vez que a oposição chega ao governo. Antes da abertura dos trabalhos o Padre João Dirceu Nardino fez uma reflexão, e pediu diálogo. O prefeito Mario Ceron (PTB) deve anunciar oficialmente sua equipe de governo na terça-feira (8).

I V
Em Sertão o prefeito Marcelo Dagostini (PP) assinou portaria de nomeação de cinco secretarias. Nos próximos dias deverão ser anunciados os titulares das secretarias das Obras e Serviços Urbanos, Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e da Indústria e Comércio. O ex. prefeito Pedro Polese (PP) aceitou o convite e responde pela Secretaria da Administração. Situação semelhante ocorre no município de Estação. O prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) nomeou apenas três secretários. Ex. secretário da Fazenda, Roberto Bortolini (PP) assumiu a pata da Administração e Desenvolvimento Econômico.

V
No município de Erebango o prefeito Ênio Meregalli (PP), iniciou o primeiro dia de trabalho com a equipe praticamente completa, faltando apenas à nomeação da titular da Assistência Social. O ex. prefeito Valmor José Tomelero (PMDB), que governou o município “Coração Verde do Rio Grande” nos últimos oito anos, responde agora pela secretaria da Fazenda. O turno único também foi encerrado e todas as secretarias voltaram a atender o público no horário habitual.

Curtas:
# Dos seis prefeitos da 70ª Zona Eleitoral apenas Mário Ceron (PT), de Ipiranga do Sul, não terá a maioria dos vereadores da Câmara.
# Nestes primeiros doze meses desta sétima legislatura, a Câmara de Ipiranga do Sul será presidida pelo vereador Sérgio Rodighiero (PMDB).
# Em Getúlio Vargas o governo tem cinco das nove cadeiras do legislativo, que em 2013 será presidido pelo vereador Dinarte Tagliari Farias (PP).
# O vereador Moacir Catto (PTB), reeleito com 174 votos, vai presidir a Câmara do município de Estação.
# Em Erebango, onde a administração conta com oito dos nove vereadores, foi eleito presidente João Luís Guiza (PP).
# Na primeira sessão da Câmara de Sertão duas chapas se inscreveram o comando da casa legislativa em 2013.
# A de número um, presidida pelo vereador Vilmar Antônio Bernieri (PP) foi eleita com cinco votos, e a de número dois, encabeçada pelo vereador Ilson Serro (PP), recebeu quatro votos.
# Diferentemente da legislatura anterior, onde a oposição comandou a Câmara de Vereadores, o prefeito de Floriano Peixoto terá nesta a maioria.
# Para presidir o legislativo florianense neste primeiro ano foi eleito o vereador Márcio Castanha (PT), que em sete de outubro recebeu 165 votos.
Dito & Feito: Erechim está entre o diminuto número de municípios em que o presidente da Câmara de Vereadores empossado no dia 1º de janeiro assumiu interinamente a chefia do governo. Com a  cassação de Paulo Polis (PT)  e Ana Oliveira (PMDB) para o segundo mandato em 1ª e 2ª instâncias, o vereador Lucas Farina (PT) , ocupa o cargo até as eleições marcadas para o dia 3 de março.

Gostou? Compartilhe