OPINIÃO

Universitários

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Tânia Literatura
Dois passo-fundenses fazem parte da lista do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, segundo publica a ZH ao destacar a comemoração dos 20 anos da homenagem a quem faz história no Estado. A doutora Tânia Rösing, que consagrou a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, e o  técnico Luiz Felipe Scolari, pentacampeão na Seleção Brasileira de Futebol, são citados entre os 27 gaúchos destacados. Na verdade a professora Tânia rompe um paradigma muito  difícil na conjuntura Cultural brasileira. Ser competente e  colocar no pódio um valor educacional e  de construção democrática para  todos, através  da leitura é grande ousadia. Sabemos que vender banalidades, supérfluos e  facilidades é bem mais fácil adaptável ao mercado capitalista. Mas fundamentar status para desenvolver a pessoa, convencendo milhares  de leitores a dedicar esforços para vencer pela busca  do conhecimento, é tarefa ingente! É preciso muita atitude e convicção naquilo que se acredita.

Mulheres no cárcere
Mais  recentemente, principalmente nas  cidades grandes ou de médio porte, tem aumentado o número de mulheres que cumprem pena nos presídios. Em São Paulo já  são 11 mil mulheres encarceradas. Um dado é que as mulheres, na  sua maioria, não têm assistência judiciária. Esta  deficiência repercute  em situações gravíssimas  nos grandes presídios, por conta  do adiamento de avanços no regime carcerário ou mesmo no  direito à liberdade. Entre presos homens a  deficiência é bem menor.   

Cadeirinhas
O CONTRAN está avaliando positivamente os  resultados  deste primeiro  ano de vigência das  novas exigências para  transporte de crianças. As tão criticadas  cadeirinhas  têm gerado bons índices  de segurança para a infância. Vida  e integridade  de crianças é sublime objetivo.

Cotas Raciais
A ampliação  das cotas  raciais também no serviço público  deverá abrir  espaços  para ajustes  de igualdade. Pessoas  galgando postos de atividade no emprego público,  sem discriminação é ajuste histórico, não é privilégio.

Universitários
Se  não resolvemos ainda a questão do ensino básico no país, a  notícia é de crescimento do acesso aos  cursos  universitários no ensino público. Hoje o Brasil registra 6,7 milhões de  universitários. O aumento de acessos é significativamente maior na rede pública  em relação  à universidade privada.

Medicina pública
A instalação da universidade pública  e o imediato  curso de medicina pela UFFS  em Passo Fundo é avanço de consolidação desta região. A adoção  de novo sistema  de acesso ativa a  transparência a e democracia. A propósito, a participação do doutor Jaime Giolo nesta empreitada tem marca  de obstinação. É  claro que é  o grande  desejo comunitário.

Retoques:
* A relação cubana de  governo é  a mais fraternal do mundo, na  expressão literal. Os irmãos Castro que decidem tudo. Mas, aos poucos, se opera  a abertura, com o  anúncio da liberação de  saída para o exterior.
* O  embate pela conquista da Presidência  dos Estados Unidos, entre Obama  e Romney oscila a  cada debate pela TV. O Brasil sempre acompanhou a disputa pelos meios  de  comunicação  que ficaram  agora bem mais sofisticados e globalizantes. No último debate Obama recuperou-se.
* Ouvi um técnico que se mostrou atento ao uso de defensivos agrícolas, que defende na dosagem mínima possível. Ao mesmo tempo em que defende os meios científicos  para  ampliar a produtividade de  alimentos e  aumentar lucros no campo, concorda que é preciso avançar o conhecimento de práticas naturais. O conhecimento transgênico também depende de  preservação ambiental, pois o grande potencial de conhecimento e extensão científica é a própria natureza. O investimento na qualidade  de produção e  rastreabilidade deve ser o grande mote também da economia nacional.
* Na última  segunda-feira  foi  celebrado o dia do professor. Entre boas ilustrações de trabalho persistente, ouvi comentário muito interessante sobre professoras que lecionam para os sem terra, e que incorporam demarcações culturais do grupo transformando este potencial em educação.
* O prefeito Airton Dipp aniversariou no dia 15. Registramos o aniversário de um  dos mais ilustres cidadãos  desta terra, que está concluindo mandato com insuperáveis avanços para a coletividade.   

Gostou? Compartilhe