Veranico eleva as temperaturas durante a semana

A chuva deve retornar na próxima semana entre a quarta e quinta-feira, durante o período de transição do outono para o inverno

Por
· 1 min de leitura
Temperaturas podem chegar até 26ºC

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O veranico de maio chegou um pouco mais tarde neste ano. As altas temperaturas que o município vem registrando durante esta semana, não excluem no entanto, a variação climática que deve ocorrer a partir da próxima terça-feira (18). Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio, as temperaturas típicas do veranico de maio não ocorrem desde 2017. Neste período, o mês de maio terminou inclusive com temperaturas um pouco abaixo da média, e com excesso de chuva. “Agora a gente está tendo um pequeno verão antes do inverno”, comenta. A transição do outono para o inverno ocorre na tarde do próximo dia 21.

 

Até a terça-feira (18), não está previsto chuvas e frio intenso para a cidade. Entre hoje até a segunda-feira (17), o dia passa de claro a parcialmente nublado, com temperaturas variando entre 15ºC e 26ºC. Nesta sexta-feira (14) e sábado (15), as temperaturas do veranico de “junho”, podem ser ainda mais gradativas. Segundo Sampaio, após a passagem da chuva, por volta do dia 20, as temperaturas começam a entrar em declínio. O acumulado de chuva, nos primeiros 12 dias de junho, é de apenas 1 mm. A média prevista para o mês é de 134 mm.

 

“O prognóstico diz que ainda se caracteriza a continuidade do El Niño fraco, com chuvas dentro da média, podendo ser um pouco acima, pelo menos até o final do outono e início do inverno”. Além disso, o mês de junho deve ser um pouco mais frio que o mês de julho, o qual terá a ocorrência de temperaturas mais amenas. “Sendo que na verdade o mês de julho e agosto são os dois meses que a gente vive a estação do inverno na íntegra”, pontua Sampaio. O inverno termina entre os dias 22 e 23 de setembro.

 

Tempo instável no RS
Nesta quinta-feira (13), o tempo segue instável no sul e campanha, ainda com condição para trovoadas, vento e queda de granizo, devido à combinação de uma frente fria com uma área de baixa pressão no oceano. Nas demais regiões, o sol predomina com os ventos soprando do norte. As temperaturas serão elevadas com sensação de abafamento.

 

Já na sexta-feira (14), o bloqueio segue mantendo as instabilidades no sul e na campanha, enquanto nas demais áreas o sol predomina, com calor especialmente durante a tarde. No final de semana não haverá mudança no padrão do tempo, com chuva e possibilidade de temporais nas áreas de fronteira com o Uruguai e tempo firme e quente no restante do Estado.

Gostou? Compartilhe