Vereador apresenta projeto para diminuir valor do IPTU

O projeto estabelece que nenhuma alíquota ultrapasse 1% do valor do imóvel

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo/PMPF

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O vereador Renato Tiecher (PSC) apresentou uma proposta para alterar a Lei Complementar 445/2019, com a finalidade de diminuir o valor das alíquotas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O projeto estabelece que nenhuma alíquota ultrapasse 1% do valor do imóvel.

Atualmente, as alíquotas variam entre 0,6%, que incide sobre imóveis prediais em qualquer localização, e 4,5%, sobre os terrenos baldios em locais pavimentados e que não possuem passeio público, nem muro.

A proposta do parlamentar prevê que as alíquotas seriam de 0,5% para imóveis situados em via não pavimentada e em via pavimentada, se possuírem muro regular e passeio público; 0,6% para os situados em via não pavimentada e o proprietário possuir, no máximo, dois terrenos; 0,9% para os imóveis em qualquer localização de via pavimentada com muro regular e passeio público e não pavimentada independente de existência de muro regular e passeio, excetuando-se os casos previstos anteriormente; e 1% quando situado em via pavimentada e não possuir muro regular e passeio público.

“Esta é uma maneira de reverter o absurdo que foi o aumento do IPTU neste ano, o que considero um abuso do Executivo, ficando os valores mais justos para a população”, justificou Tiecher.
Gostou? Compartilhe