OPINIÃO

Vitrine quebrada

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?


Ex. distrito de Getúlio Vargas emancipado no dia 28 de fevereiro de 1995 o município de Floriano Peixoto elegeu no dia dois de outubro seu sexto prefeito. Candidato pela coligação União Democrático Trabalhista Orlei Giaretta (PMDB) recebem 946 votos, 55,06% dos válidos. Formada pelo PMDB, PDT, PP e DEM, a coligação elegeu cinco dos nove integrantes da próxima legislatura. O atual vice-prefeito, Everaldo Salvador (PT) fez 772 votos, 44,94%. Há doze anos Orlei Giaretta e Everaldo Salvador disputaram o governo municipal. Na oportunidade o candidato peemedebista foi o vitorioso e esteve à frente do executivo no quadriênio 2005 – 2008 funções que voltará a assumir no primeiro dia útil de janeiro próximo. 


I I
O município de Floriano Peixoto foi uma espécie de vitrine do partido da estrela vermelha na região da Amau nas últimas duas décadas. O atual prefeito Vilson Babicz venceu as duas primeiras eleições (1996 e 1999), foi eleito na quarta (2008) e reeleito em 2012. Nos anos que antecederam sua emancipação o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), juntamente com a Pastoral da Juventude desencadeou inúmeras ações mobilizando a sociedade local. Muitas lideranças passaram também a militar no PT e disputar cargos eletivos. Os acontecimentos que envolvem políticos de diferentes matizes ideológicos atingiu em cheio o PT que vive uma crise sem precedentes.


I I I
Um encontro entre o atual prefeito e o eleito já foi realizado. Na oportunidade Babicz informou a Giaretta que todas as informações necessárias serão fornecidas. Eleito vereador pelo PMDB Elton Fiori foi convidado e aceitou assumir a Secretaria da Administração. Os demais integrantes do primeiro escalão devem devem ser anunciados nos próximos dias. Nesta semana Orlei Giaretta participou do Seminário Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em Brasília. Além de ter iniciado a elaboração de projetos a serem protocolados junto a diversos Ministérios, já foram definidas as primeiras ações: recuperação das estradas do interior, calendário de férias dos professores e servidores, e a organização do transporte escolar.
Curtas:
# A Brigada Militar do RS e a Policia Militar de SC passam a operar em conjunto no combate a criminalidade na área de divisa entre os dois Estados.
# O anúncio foi feito na quarta-feira (9) pelo Coronel Fernando Carlos Bicca, do Comando Regional da Polícia ostensiva do Planalto.
# Para o oficial da BM, o aprimoramento da rede de comunicação entre as polícias será determinante para reduzir as ações criminosas, notadamente o contrabando e o abigeato. 
# O vereador Vilmar Soccol (PTB), presidente da Câmara de Getúlio Vagas esteve em Brasília n semana passada.
# Reeleito e o mais votado em 02 de outubro, Soccol acompanhou o vice-prefeito Maurício Soligo (PP), prefeito eleito, que participou do seminário promovido pela CNM.
# Dentre os compromissos a visita ao deputado Luiz Carlos Busato (PTB), prefeito eleito de Canoas, e autor de emendas destinadas ao município.
# Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas realizada na noite de quinta-feira (10) foram entregues Menção Honrosa ao Banco do Brasil e a Corsan.
# A distinção a instituição bancária foi pelos 100 anos de atuação no RS e a autarquia do governo Estadual pelo seu cinquentenário.
# A ACCIE reallizou na sexta-feira, 11, uma reunião de apresentação do Sistema de Vídeo Monitoramento “Olho Vivo”, da cidade de Marau. 
# Dentre os representantes de entidades e instituições públicas presentes, dirigentes da ACCIAS e CDL e representantes do governo de Getúlio Vargas.
# O uso do sistema ocorre com sucesso em muitas cidades do RS e o tema já pautou inúmeras reuniões locais, mas e as boas intenções esbarradas no custo.
Dito & Feito:
De passagem por Porto Alegre após terem participado do seminário da Confederação dos Municípios Brasileiros, os prefeitos eleitos de Sertão, Edson Rossatto, e de Floriano Peixoto, Orlei Giaretta, estiveram na Assembleia Legislativa. No encontro mantido com o deputado Gilberto Capoani, trataram acerca de programas de Governo que poderão beneficiar seus municípios.

Gostou? Compartilhe