Museu Histórico Regional lança podcast no mês de aniversário

O programa pode ser ouvido quando e onde quiser e integra a programação comemorativa do mês de agosto

Por
· 1 min de leitura
Arquivo/UPFArquivo/UPF
Arquivo/UPF

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Museu Histórico Regional, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), lançou, na última semana, o podcast “Vozes da História”, para comemorar os 163 anos do município e os 43 anos do MHR. Chamado “Passo Fundo e a História”, o primeiro episódio do programa teve como tema a construção da história de Passo Fundo e seus desdobramentos, além de trazer diferentes aspectos relacionados à história do Museu e do município e de tratar de assuntos pertinentes ao campo museal. 

O segundo episódio vai ao ar nesta terça-feira, dia 11 de agosto, com o título “Um olhar geral sobre patrimônio” e integra a programação oficial do município de Passo Fundo e do estado para o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. O programa é apresentado pelo estagiário do MHR e acadêmico do curso de licenciatura em História da UPF, Abner Lopes, e está disponível no Spotify e no site da anchor.fm/mhr2.

Programação Dia do Patrimônio

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é comemorado nacionalmente no dia 17 de agosto em homenagem ao primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), Rodrigo Melo Franco de Andrade. Em 2019, o Rio Grande do Sul participou das comemorações alusivas à data pela primeira vez.

Neste ano, o Museu Histórico Regional propõe novas atividades para o Dia do Patrimônio por meio das redes sociais. Além do segundo episódio do podcast “Vozes da História”, o MHR promove as lives “Monumentos de Passo Fundo: especial Mãe Preta”, com o historiador Diego J. Baccin, nesta quinta-feira, dia 13, e “Pelos caminhos do patrimônio edificado de Passo Fundo II”, com o vice-presidente do Instituto Histórico Regional de Passo Fundo (IHPF), Djiovan Carvalho, no sábado, 15.

A mediação será feita pelas estagiárias do MHR e acadêmicas do curso de licenciatura em História da UPF, Giuliana Aguines da Silva e Raíssa Gehring Ulrich, respectivamente. As lives serão realizadas na página do Instagram do MHR às 18h. 

Para conferir a programação completa do estado, você pode acessar o mapa do Dia do Patrimônio 2020 e clicar no ícone do município de Passo Fundo.


Gostou? Compartilhe