Museu Histórico Regional lança podcast no mês de aniversário

O programa pode ser ouvido quando e onde quiser e integra a programação comemorativa do mês de agosto

Por
· 1 min de leitura
Arquivo/UPFArquivo/UPF
Arquivo/UPF
Você prefere ouvir essa matéria?

O Museu Histórico Regional, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), lançou, na última semana, o podcast “Vozes da História”, para comemorar os 163 anos do município e os 43 anos do MHR. Chamado “Passo Fundo e a História”, o primeiro episódio do programa teve como tema a construção da história de Passo Fundo e seus desdobramentos, além de trazer diferentes aspectos relacionados à história do Museu e do município e de tratar de assuntos pertinentes ao campo museal. 

O segundo episódio vai ao ar nesta terça-feira, dia 11 de agosto, com o título “Um olhar geral sobre patrimônio” e integra a programação oficial do município de Passo Fundo e do estado para o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. O programa é apresentado pelo estagiário do MHR e acadêmico do curso de licenciatura em História da UPF, Abner Lopes, e está disponível no Spotify e no site da anchor.fm/mhr2.

Programação Dia do Patrimônio

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é comemorado nacionalmente no dia 17 de agosto em homenagem ao primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), Rodrigo Melo Franco de Andrade. Em 2019, o Rio Grande do Sul participou das comemorações alusivas à data pela primeira vez.

Neste ano, o Museu Histórico Regional propõe novas atividades para o Dia do Patrimônio por meio das redes sociais. Além do segundo episódio do podcast “Vozes da História”, o MHR promove as lives “Monumentos de Passo Fundo: especial Mãe Preta”, com o historiador Diego J. Baccin, nesta quinta-feira, dia 13, e “Pelos caminhos do patrimônio edificado de Passo Fundo II”, com o vice-presidente do Instituto Histórico Regional de Passo Fundo (IHPF), Djiovan Carvalho, no sábado, 15.

A mediação será feita pelas estagiárias do MHR e acadêmicas do curso de licenciatura em História da UPF, Giuliana Aguines da Silva e Raíssa Gehring Ulrich, respectivamente. As lives serão realizadas na página do Instagram do MHR às 18h. 

Para conferir a programação completa do estado, você pode acessar o mapa do Dia do Patrimônio 2020 e clicar no ícone do município de Passo Fundo.


Gostou? Compartilhe