DIA DA INDEPENDÊNCIA: Veteranos homenageiam ex-combatente da 2ª Guerra Mundial

Por
· 1 min de leitura
Lucas Marques / ON Lucas Marques / ON
Lucas Marques / ON

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Com o cancelamento da programação oficial do Dia da Independência, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, uma homenagem especial marcou a data. Integrantes da Associação dos Reservistas de Passo Fundo foram até a casa do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Delsi Branca da Luz, agradecer pelos serviços prestados. A programação do feriado encerrou às 18 horas, com o arriamento da bandeira e extinção do fogo simbólico.

Durante a homenagem ao ex-pracinha, organizada pelo núcleo passo-fundense da Liga da Defesa Nacional, em parceria com a Secretaria da Cultura, foram lidas mensagens de agradecimento, entoada uma saudação militar e executado o hino rio-grandense. “Eu acho que é uma das coisas que me dá mais forças para viver, mais vida. Fico muito agradecido com a homenagem que fizeram”, destaca o ex-pracinha, aos 95 anos. 

A gratidão pelas lembranças não vem apenas de seu Delsi. Uma de suas filhas, Claudete Cordeiro da Luz, também agradece às homenagens prestadas ao pai. “O pessoal visita ele, para ouvir sua história, e ele tem muito orgulho de contar e conversar sobre ela. Nós temos uma eterna gratidão. Isso nós só vamos guardar no coração. No dia que ele se for, jamais iremos esquecer”, declara. Além de Claudete, Delsi ainda possui outros dois filhos. 

A homenagem prestada ao veterano fez parte do tema escolhido no estado pela Liga da Defesa Nacional para as celebrações da Semana da Pátria de 2020: homenagens aos gaúchos que integraram a FEB e lutaram durante a 2° Guerra Mundial. No país, o tema foi o Hino Nacional Brasileiro. As temáticas são escolhidas anualmente pela Liga para discussões na sociedade conforme suas relevâncias, afirma o presidente do Núcleo de Passo Fundo da Liga da Defesa Nacional, Gilmar Teixeira Lopes.

“Nós temos que valorizar o passado para que possamos assegurar, um dia, um futuro melhor para todos”, comenta Gilmar. Também na tarde de segunda-feira, o núcleo de Passo Fundo da Liga da Defesa Nacional, juntamente com a Prefeitura Municipal, homenageou o 3° Regimento de Polícia Montada do município (3° RPMOn). De acordo com Gilmar Teixeira Lopes, as atividades contaram com todos os protocolos de segurança impostos pela pandemia.

Gostou? Compartilhe