Funcionários dos Correios aguardam audiência para definir os rumos da greve

Adesão da categoria em Passo Fundo é de aproximadamente 70%

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/ONDivulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?

A greve dos trabalhadores dos Correios, que teve início em agosto, ganhará um novo capítulo nesta sexta-feira (11), com uma audiência de conciliação entre as partes envolvidas. A reunião ocorrerá às 15h, em Brasília, e discutirá a manutenção dos benefícios dos empregados, como as 79 cláusulas trabalhistas, das quais o Governo Federal pretende retirar 70 delas.

Participarão da reunião a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (FENTECT), a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT), o Ministério Público e o Tribunal Superior do Trabalho (TST). “Se tiver um acordo de continuidade dos nossos benefícios, a gente retorna aos trabalhos na segunda-feira (14)”, afirma o Diretor da Subsede de Passo Fundo dos Correios, Gelson Zapello.

Adesão em Passo Fundo

A greve dos Correios em Passo Fundo atualmente conta com a adesão de 70% dos funcionários. Cidades da região, como Marau e Soledade, contam com 80 e 90% de adesão à greve, respectivamente, enquanto Getúlio Vargas, Guaporé e Sertão possuem todo o efetivo paralisado. Os empregados dos Correios em Erechim não aderiram a greve e estão trabalhando normalmente.

Conforme Gelson, o efetivo não-completo - seja pela greve ou pelos trabalhadores que são grupo de risco da Covid-19 e realizam trabalho remoto -, vem prejudicando a entrega das correspondências em Passo Fundo. “Temos dois Centros de Distribuição Domiciliária (CDDs) e em torno de 20 funcionários para cada. O normal deveria ser, no mínimo, 45”, aponta. Quanto aos serviços nas agências, localizadas no Bairro Petrópolis e no Centro, a situação está normalizada e os atendimentos não foram prejudicados.

Doações

Na manhã dessa quinta-feira (10), foi realizada uma ação solidária entre os trabalhadores dos Correios de Erechim, Soledade, Getúlio Vargas, Marau, Erebango, CEE PF, CDD PF e CDD Conceição. Eles se reuniram na Agência Petrópolis, em Passo Fundo, e fizeram uma carreata até a ONG Amor para a doação de alimentos.

Gostou? Compartilhe