Acessibilidade em espaços públicos de Passo Fundo incentiva inclusão

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Com um novo desenho urbano criado pelas intervenções de arquitetura e planejamento, Passo Fundo conta com parques e praças que recebem moradores de todas as regiões da cidade. Uma característica comum em muitos desses espaços é a acessibilidade, que permite a inclusão de pessoas que antes enfrentavam dificuldades para frequentar lugares assim.

Um exemplo disso é a visita que a Associação Cristã de Deficientes – ACD Passo Fundo realizou ao Parque Ambiental Banhado da Vergueiro nessa semana. Cerca de 20 usuários da entidade, que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, assistiram a uma palestra sobre a reutilização de resíduos sólidos e percorreram a área do parque para aprender e observar a natureza. 

A visita serviu como o fechamento do projeto de Artesanato e Ciclo de Palestras, de acordo com a assistente social da ACD, Carine Silveira. “A visita foi muito importante para todos. Eles acharam lindo e acessível o parque, o que é um ótimo incentivo. O objetivo nosso era conhecer e interagir com o espaço e as pessoas, expectativa que foi alcançada”, disse ela. 

Na avaliação do chefe do Núcleo de Educação Ambiental, Wagner Pacheco, a visita foi positiva para os usuários da ACD. “Realizamos uma palestra que teve muita interação com o público. Eles são maduros e possuem uma experiência de vida que contribuiu muito para o debate. O problema dos resíduos sólidos urbanos é de toda a sociedade”, observou. 

A ACD foi fundada em Passo Fundo em 1984. Atualmente, atende cerca de 100 pessoas e trabalha com foco nas áreas de saúde e assistência social. Mais informações pelo telefone (54) 3312-5174. 

Gostou? Compartilhe