Chama Crioula chega ao município

Mostra da Cultura Gaúcha e desfile farroupilha serão, mas uma vez, realizados na mesma data

Por
· 1 min de leitura
Chama chegou conduzida por Cavaleiros, que fizeram homenagem ao tradicionalista e empresário José de Almeida no trevo da CaravelaChama chegou conduzida por Cavaleiros, que fizeram homenagem ao tradicionalista e empresário José de Almeida no trevo da Caravela
Chama chegou conduzida por Cavaleiros, que fizeram homenagem ao tradicionalista e empresário José de Almeida no trevo da Caravela

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Símbolo de um dos eventos mais importantes do calendário tradicionalista gaúcho, chegou em Passo Fundo na manhã desta quarta-feira (22) a Chama Crioula. Carregada por 20 Cavaleiros do Planalto, ela entrou pelo Trevo da Caravela, percorreu toda a Avenida Brasil, Rua Bento Gonçalves, Avenida Presidência Vargas, e seguiu em direção ao Parque de Rodeios da Roselândia. Durante a viagem, os cavaleiros sempre são recebidos em CTGs, onde a chama é partilhada com alguma entidade.

 

A Chama Crioula foi acesa no dia 11 de agosto, nas margens do Rio Uruguai, em Iraí, e percorreu 231km até chegar na cidade. A chama vai permanecer sob um responsável na sede do Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio até o dia 2 de setembro, às 11h, quando vai começar a ser entregue às entidades tradicionalistas, abrindo oficialmente os Festejos Farroupilhas de Passo Fundo.


A partir do dia 8 de setembro já se iniciam os cafés de chaleira nos CTG's e a 3ª Edição do Rodeio Artístico do Planalto, no Parque da Roselândia. No dia 20 de setembro, a comunidade pode assistir a tradicional Ronda Crioula, a Mostra de Cultura Gaúcha, com as 16 entidades tradicionalistas participantes, e o desfile militar, no Parque da Gare. "Como acontece desde o ano anterior, os desfiles do dia 15 e 20 de setembro, ocorrem apenas no dia 20, para poder conciliar as entidades tradicionalistas e oportunizar que toda a sociedade esteja presente neste dia", comenta a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi.
Os festejos farroupilhas são eventos que vem agregar conhecimento cultural e costumes que são de grande valia para o Rio Grande do Sul. O tema este ano é resgatar o tropeirismo, saber do seu desenvolvimento e como contribuiu para a evolução de Passo Fundo, desde sua fundação em 1857 até os dias de hoje.


A programação completa das festividades podem ser conferidas pelo site 7rt.com.br.

 

Gostou? Compartilhe