Colégio Notre Dame completa 96 anos

Ancorado na Missão de educar com excelência pedagógica, bondade e firmeza para construir um mundo melhor, o Colégio Notre Dame Passo Fundo celebrou, na sexta-feira (07), seu 96° aniversário

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Sua história, recordada ao longo de toda a semana pela comunidade educa­tiva, teve início em 1923, com a vinda das primeiras missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame para o Brasil. Afinal, guiadas pelos ensinamentos da mãe espiritual da Congregação, Santa Júlia Billiart, elas abraçaram o sonho de ampliar o acesso à educação, fundando internatos no interior do Rio Grande do Sul.

 

Da pequena escola primária, na qual 17 alunas recebiam as primeiras lições, até a ampla estrutura oferecida, atualmen­te, a mais de 1,8 mil estudantes, o Colégio Notre Dame fomentou a realização de incontáveis sonhos, por meio da trans­missão do conhecimento e do incentivo à vivência de valores éticos e solidários. Tão festivo quanto o impacto dos aprendizados sobre um sem-número de vidas, o aniversário foi celebrado in­tensamente, numa programação que iniciou na segunda-feira (03), quando o Hino das Escolas Notre Dame - tão pre­sente na memória de todos aqueles que fizeram parte da história do educandário - foi cantado a plenos pulmões por cen­tenas de vozes infantis. No dia seguinte, os educandos do 3° Ano do Ensino Fun­damental manifestaram seu afeto por meio de versos, nos quais descreviam as vivências afetivas e os aprendizados que marcam seus dias letivos.

 

Na quarta-feira (05), as crianças matri­culadas no segmento anterior puderam conhecer um pouco mais sobre a histó­ria das Irmãs de Notre Dame, especial­mente aquelas que abandonaram sua pátria para, após cruzar mares e desbra­var o interior do Brasil, instalarem-se em Passo Fundo. No mesmo dia, os edu­candos do 4' Ano do Ensino Fundamen­tal expressaram seu afeto pelo Colégio ao reunirem-se no pátio do educandário e, lado a lado, formarem o desenho de um coração.

 

Já na sexta-feira (07), as comemora­ções integraram uma oração em agra­decimento pelos 96 anos história e uma celebração religiosa, da qual participa­ram os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental. Além disso, nos intervalos das aulas, educandos e educadores sabo­rearam sonhos - doce que, para a comu­nidade educativa, simboliza a passagem de mais um ano, resgatando o princípio da trajetória educacional.

 

As crianças matriculadas na Educa­ção Infantil também celebraram a data, cantando os parabéns ao educandário. As festividades, contudo, prosseguem neste sábado (08), com a realização da Festa Junina da instituição de ensino -aberta ao público e iniciada a partir das 12h3Omin.

Gostou? Compartilhe